11 de junho de 2009

Gladiadores | Barcelona

O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, preparou um vídeo motivacional para que seus jogadores assistissem antes da partida contra o Manchester United, na disputa pela final da Liga dos Campeões.

O vídeo, que Pep fez com a ajuda da televisão nacional catalã, mistura os melhores momentos do Barça na temporada com as cenas e trilha sonora do filme Gladiador.

Como todos já sabem, o Barcelona venceu o Manchester por 2 a 0.

Confira abaixo.



Antes que alguns se perguntem se estamos nos desviando do foco do Radar Esporte ao postar um vídeo motivacional, é importante ressaltar o valor que isso está trazendo para o Barcelona, como clube e, principalmente, como marca.

O vídeo alcançou a marca de 1 milhão de views no YouTube em menos de 4 dias e serviu de inspiração para o comercial que a Nike criou para a internet, o Somos Uno, que o pessoal da Ypsilon2 postou aqui.

Mas, ao contrário do vídeo motivacional de Pep, a campanha da Nike não conseguiu a mesma viralização. E não estamos falando de qualquer ação de qualquer empresa. Estamos falando de Nike, campeã dos virais, num contexto de pós final da Liga dos Campeões com um dos maiores clubes do mundo, o Barcelona.

Não que a campanha da Nike tenha sido mal sucedida, pelo contrário. A campanha Somos Uno já teve milhares de camisetas personalizadas pelos torcedores, mas isso apenas confirma o poder que o clubes tem como marca, uma vez que inverte a lógica tradicional do patrocinador se utilizando dos atributos de um time e seus jogadores para ajudar na construção de sua marca.

Falamos algumas vezes aqui no radar de movimentos que surgem espontaneamente e que o máximo que os clubes podem fazer neste caso é estar atento para isso e amplificar, quando for de interesse.

Mas neste caso ocorreu exatamente o contrário: o movimento está partindo de dentro do clube para fora. Pensem no que isto pode construir para o Barcelona, em termos de atributo de marca, envolvimento com a torcida etc.

Nenhum comentário: