29 de junho de 2009

NBB. O basquete de volta no rumo certo.

Neste domingo o Flamengo consagrou-se campeão de basquete da NBB, após cinco meses de existência da organização. O clube rubro-negro fechou a série na última partida da série melhor de cinco contra o Brasília por 76 a 68.

Durante estes cinco meses, evitei falar sobre a NBB aqui no Radar Esporte, pois gostaria de ver como o campeonato iria se desenrolar, se iriam ocorrer interrupções ou coisas do tipo; mas não, dessa vez foi o contrário.

Falando especificamente sobre a final entre Flamengo e Brasília, os dois clubes lotaram os ginásios em todas as cinco partidas. Inclusive, a HSBC Arena (Arena Multiuso do Rio de Janeiro construída para os Jogos Panamericanos) atingiu hoje seu público recorde com 15.530 torcedores, número equivalente aos dos jogos da NBA. É claro que estamos falando da parte final do campeonato, mas é algo que deve ser colocado em questão.

Com uma organização que optou por replicar algumas das melhores práticas NBA - com algumas limitações, claro -, o campeonato conseguiu divertir os torcedores com entretenimento e jogos bem equilibrados, espaço nos noticiários esportivos e fez alguns atletas "famosos" novamente, como disse o ala Alex do Brasília - que já teve passagem pela NBA. Agora, a NBB já está planejando o seu crescimento, mas com responsabilidade: a liga quer passar de 15 times participantes, para 18.

Ainda tenho algumas restrições com os direitos de transmissão da Rede Globo, mas também acredito que o basquete brasileiro tem que passar por algumas "provas", mostrar uma certa constância e provar a todos nós que as coisas vão ser diferentes daqui pra frente.

Volto a ter esperança no basquete nacional. Pouco a pouco vamos reencontrar nosso caminho.

Nenhum comentário: