11 de junho de 2009

As marcas nos uniformes das ligas dos EUA.

O mercado esportivo americano é mesmo muito diferente. Enquanto discutimos a atual camiseta do Corinthians, lotada de logomarcas de patrocinadores, nos EUA, a NFL resolveu abrir uma brecha, ainda que pequena, para os times e seus patrocinadores. Muito provavelmente pela pressão dos times, que querem ver seu faturamento subir, e patrocinadores, que querem mais e mais visibilidade.

O fato é que as experiências ao redor do mundo mostram que essa fórmula traz resultados, ainda mais em tempos de crise, onde o retorno sobre cada centavo investido ganha uma importância ainda maior.

A NFL aprovou uma resolução que permite que patrocinadores estampem sua marca nos uniformes de treinos. Ainda que sejam em espaços pequenos (uma área de aproximadamente 8.75cm x 11.25cm), é uma decisão que pode trazer mais evoluções neste sentido. Denver Broncos, Detroit Lions, Green Bay Packers, Houston Texans e Tennessee Titans são alguns dos times que afirmaram estar interessados em explorar este tipo de patrocínio.

Há restrições para empresas de tabaco, armamento e álcool - apesar da cerveja dominar os patrocínios na televisão nos eventos esportivos nos EUA. Além disso, os clubes poderão explorar contratos diferentes para a temporada regular e os playoffs, caso cheguem até lá.

Enquanto alguns acreditem que este seja o caminho natural para as ligas profissionais nos EUA no futuro, o VP de Comunicação da NFL, Brian McCarthy, disse que não há chances de que isso aconteça na NFL.

Esperar pra ver.

A WNBA já autorizou que seus times explorem o patrocínio no uniforme de jogo, mas não podemos esquecer que a WNBA está num cenário completamente diferente dos outros esportes nos EUA; times abrem e fecham ano a ano e a liga não passa perto do que a NBA representa. Talvez por isso tenham optado pela decisão na liga feminina e não na NBA.

Duas coisas me chamaram a atenção nesta notícia:

1) O envolvimento da NFL afetando diretamente como os clubes devem operar com seus patrocinadores, ao contrário do Brasil, onde cada time faz o que quer com seu uniforme.

2) Ver os EUA, que sempre se orgulhou de sua estrutura esportiva e se vangloriava por não ter que estampar logomarcas nos uniformes, se rendendo ao formato que é praticamente padrão no mundo todo.

2 comentários:

Deny disse...

É a crise amigo...a NBA tb está avaliando essa possibilidade. Com a crise os americanos estão saindo menos de casa e consumindo menos, com isso a audiência de TV e o uso de videogames aumentou, taí a oportunidade

Dida disse...

Concordo!
E a NBA começou a avaliar isso autorizando este tipo de patrocínio na WNBA.
Tem outra coisa além da crise... Eu acho que os patrocinadores dos EUA estão vendo que isso já é padrão (e com sucesso) no resto do mundo. "Por que lá fora eles pagam e tem a marca no uniforme e eu não posso ter o mesmo?"