10 de junho de 2009

Dá-lhe Porco?

Recentemente alguns clubes como Corinthians e Flamengo receberam os seus ônibus oficiais da Volkswagen. Já havíamos comentado aqui sobre a iniciativa da montadora, que inclusive colocou alguns modelos para os torcedores decidirem qual seria o modelo oficial.

Pois bem, agora é a vez do Palmeiras receber o seu ônibus oficial e um impasse será decido na comissão do clube. O mascote oficial do clube é um periquito, porém os torcedores adotaram o porco como o verdadeiro símbolo do time. A história do porco começou de gozações de torcidas adversárias e foi incorporada de tal forma que muitos nem sabem do periquito.

Para a confecção dos adesivos do ônibus, o clube tem que decidir qual será a estampa, e no meio da discussão um dos diretores sugeriu que colocassem de um lado o periquito e do outro o porco, mas muitos conselheiros estão contra pois querem apenas o mascote oficial.

O assunto vai para discussão, mas trago a questão para outro contexto. O Dida já comentou aqui que é a torcida a responsável por criar rivalidade e clássicos entre times, que não adianta empurrar um tipo de disputa entre clubes quando não há. O porco como mascote do Palmeiras foi decisão dos torcedores e hoje está muito mais presente do que o periquito e isso é um fato extremamente relevante. Não foi imposto e sim adotado.

Será que o clube deveria manter as tradições e explorar a imagem apenas do periquito, ou incorporar de vez o porco na história do clube?!

3 comentários:

Thiaguinho (ex- AAA) disse...

Srs, eu espero q optem pelo porco. Alias, acabo de terminar uma tatuagem nova que leva um nariz de porco verde como um dos elementos. Nada contra o periquito, mas concordo com o Bruno qdo ele diz que a escolha foi da torcida, foi uma decisão organica... Abs

Anônimo disse...

Tenho minhas dúvidas. No Corinthians a torcida nunca exalta o mosqueteiro e no Santos lembrem que é uma baleia e não o peixe o mascote oficial. Se quiserem mudar o mascote para o porco, deve ser feita uma votação com conselheiros e torcida e, caso seja de vontade da maioria fazer essa mudança, que seja em toda a comunicação, e não só no ônibus.

Marcello De Vico disse...

Acho que o certo seria uma votação junto à torcida, apesar de que isso serviria apenas para confirmar uma coisa óbvia, já que a pesquisa certamente resultaria no Porco! Eu, pelo menos, votaria nele...