1 de junho de 2009

Vende-se Newcastle

Não é só no Brasil que vimos seguidos erros de administração de um clube. Um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, o Newcastle não só deu adeus à Premier League, como está se afundando de maneira catastrófica.

Após a derrota para Aston Villa por 1 a 0 na última rodada, o time foi rebaixado e com isso terá todas as conseqüências no orçamento que um fato como este traz para um clube. Porém, como na Europa temos tudo em grande escala, parece que até este tipo de derrota é mais profunda.

No Brasil tivemos exemplos onde a queda para a segunda divisão foi importante para o clube. Palmeiras e Corinthians são modelos de clubes que se reestruturam e tiveram grandes proveitos do fato, como fortalecimento do time e engajamento da torcida.

Na Inglaterra, o Newcastle é vitima de uma péssima administração, que trouxe prejuízos incalculáveis para um clube que tem mais de 100 anos. O resultado disso tudo pode ser resumido no pronunciamento do presidente do time Mike Ashley, que colocou o clube a venda depois de ter adquirido em 2007.

Na época, o bilionário pagou 134 milhões de libras, mas hoje aceita repassar por algo em torno de 80 milhões de libras. Após mudanças sem justificativas na comissão técnica, dirigentes e jogadores, podemos ver o que ficou de legado.

Ashley não só não só perdeu dinheiro e desvalorizou o Newcastle, como manchou a história do clube.

Se lá fora está acontecendo isso, vale à pena reforçar a importância de uma administração profissional. Por aqui não temos muitos bilionários querendo comprar e brincar de clube, mas muitos dirigentes que estão brincando de administrar...

Nenhum comentário: