17 de junho de 2009

Obama cria divisão olímpica na Casa Branca

O presidente americano Barack Obama criou uma agência na Casa Branca voltada para o esporte olímpico, paraolímpico e da juventude.

O lançamento desta agência coincidiu com a presença dos organizadores da candidatura de Chicago na Suíca, onde eles defendem a cidade perante o Comitê Olímpico Internacional (COI). Ou seja, a pouco mais de cem dias do COI anunciar a cidade sede para os Jogos de 2016, Obama faz um movimento com intenções claras de fortalecer a candidatura de Chicago.

A presença de Barack Obama nesta disputa realmente se intensificou, conforme previmos aqui no blog, logo após a vitória de Obama nas eleições. Obama inclusive gravou em Abril um vídeo dando as boas vindas ao COI na visita à Chicago.

A agência criada por Barack Obama irá recomendar políticas nacionais e programas esportivos ao presidente para ampliar as oportunidades e o acesso da juventude ao esporte, principalmente nas áreas urbanas; além de encorajar eventos envolvendo os valores olímpicos e a participação de atletas americanos.

Independentemente de ser ou não uma jogada de marketing, o fato é que as Olimpíadas de 2016 estão definitivamente nos planos de Obama, e é interessante ver aquele que muitos consideram o homem mais poderoso do mundo atualmente se envolver em questões como a Olimpíada e a disseminação do esporte entre os mais jovens.

Nenhum comentário: