Caros leitores, participei do Social Media Brasil nos dias 5 e 6 de junho em São Paulo e vou trazer para o contexto esportivo alguns assuntos que foram tratados. Antes, peço desculpa pela falta de post na sexta-feira, mas a internet no evento estava praticamente nula.
O Social Media Brasil reuniu profissionais de agências, clientes e pessoas que atuam nas redes sociais de alguma forma.
Quando o assunto “esporte” foi pauta, além de ser tratado discretamente, o que me chamou atenção foi que os veículos (ex. Globo.com) tentam se apropriar deste conteúdo e criar elos entre torcedores e clubes.
Muitos podem se perguntar “qual o motivo dos clubes atuarem diretamente nas redes sociais?”. O ponto principal para responder esta questão, é o fato dos clubes gerarem conteúdo, relacionamento e audiência. Pois bem, um tema tão forte que fica jogado e que veículos estão se apropriando.
O Palmeiras tem contrato com a Adidas, com a Samsung, mas e depois? Os parceiros mudam, mas a paixão e os torcedores permanecem, portanto os clubes precisam se apropriar dessas coisas e usá-las a favor.
São inúmeros blogs dos torcedores, comunidades no Orkut, galerias no Flickr que os clubes poderiam ao menos centralizar. Quando no evento falamos que o consumidor que critica está dando uma oportunidade para a empresa responder e se desculpar (se necessário), a manifestação dos torcedores é uma oportunidade para os times participarem dessas conversas.
8 de junho de 2009
#Social Media Brasil no Esporte
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