13 de maio de 2009

Um novo Derby

Palmeiras e Sport Recife. Sport Recife e Palmeiras. Por conta do acaso que colocou estes times, um no caminho do outro, nos últimos cruzamentos, o futebol nacional viu nascer um novo clássico.

Em estados distantes e com tradições diferentes. Ninguém nunca imaginou que estes dois clubes fariam duelos tão importantes, e ninguém também quis criar uma rivalidade forçada, ela simplesmente aconteceu. Partidas emocionantes, em campeonatos importantes e em momentos decisivos. Estes fatores fizeram com que os dois clubes, a mídia, dirigentes, técnicos e as torcidas tivessem um envolvimento crescente com este derby recente.

Digo torcidas, porque não foram só as torcidas de Palmeiras e Sport que se engajaram no clássico, pelo contrário - se alguém duvida, que tivesse prestado mais atenção na movimentação/gritaria nas ruas e bares aqui de São Paulo.

Na noite de ontem, os dois protagonizaram um duelo fantástico pela Libertadores, e que nos pênaltis, o Palmeiras saiu vitorioso. Os críticos disseram que os dois fizeram por merecer, que ali qualquer um seria merecedor da classificação, mas não é isso que importa.

Falamos muito aqui no Radar Esporte sobre marca. Marca de clubes, de atletas, de campeonatos e até de jogos (veja aqui). Palmeiras e Sport já saíram no mesmo grupo na primeira fase e logo na seqüência se cruzaram no “mata-mata”. Não precisava saber muito de futebol para saber que este confronto seria emocionante e disputado até o final, como de fato foi.

Sem ninguém programar, o derby nasceu. Um novo clássico no futebol brasileiro que provavelmente terá outros muitos capítulos, mas que na noite de ontem não foi explorado como deveria. A federação é internacional (CONMEBOL), mas tanto a diretoria dos dois clubes como a CBF poderiam ter explorado mais esta rivalidade.

Se por um lado Palmeiras e Sport pecaram por não valorizar mais este novo clássico do futebol brasileiro, fica aqui a proposta de que se preste mais atenção a estes movimentos que acabam explodindo na nossa frente quando menos esperamos. Deixar a surpresa de lado e fazer com que as coisas fiquem um pouco mais "previsíveis. Por que não impulsionar mais essas rivalidades?

Os clubes são concorrentes no campo, mas não de mercado. Os consumidores são fiéis e não vão se encantar por campanhas de outros clubes. São torcedores. Portanto as diretorias podem se unir para promover estes duelos. É bom para os times, para o público, para o futebol e para o business.
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O Marcão ontem foi brilhante mais uma vez, mas este merece um post a parte.

Postado por Bruno e Dida

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