Não teve como deixar passar. Após uma série de posts falando bem sobre o Corinthians - sua revitalização na temporada 2009, a contratação de Ronaldo, o patrocínio mais caro do futebol brasileiro etc -, o clube começa a dar sinais de que está perdendo a mão, pelo menos no que diz respeito ao seu uniforme.
Hoje li que o clube alvinegro fechou mais um patrocínio com a Hypermacas, dessa vez com a marca de desodorantes Avanço. Sendo assim, temos uma marca da recém criada Brasil Foods (Batavo, a primeira a fechar com o Corinthians), duas da Hypermacas (Bozzano e Avanço) e três do grupo Silvio Santos (Tele Sena, Lojas do Baú e Banco Panamericano); ou seja, um total de 6 marcas devem estampar o uniforme Corintiano este ano.
O exagero (e o problema) não está no número de patrocinadores que o Corinthians tem conseguido - isso só prova a força do clube este ano -, mas na forma como ambas as partes tem trabalhado esses novos negócios. A Avanço, por exemplo, irá estampar sua logomarca abaixo das axilas dos jogadores.
Que ideia foi essa? No mínimo ela partiu de alguém que quis fazer um link entre produto e situação de uso - fora que se a Avanço busca exposição de marca, o provável é que aconteça justamente o contrário.
Do outro lado temos o clube que permitiu isso em detrimento do seu uniforme, de seu escudo, de suas cores. Hoje o uniforme do Corinthians está mais para um tablóide de supermercado (nada contra), e até os próprios torcedores já estão reclamando.
O Corinthians, com toda a visibilidade que conseguiu após a chegada de Ronaldo, deveria ter um plano de patrocínios mais estruturado. Por exemplo, um número "x" de patrocinadores no uniforme; depois disso, o clube abriria espaço para patrocínio mas fora da camiseta, com ações com a torcida nos dias de jogos, ativação etc... oportunidades não faltam, o que falta é largar essa dependência dos uniformes.
26 de maio de 2009
Exagero Corintiano
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