8 de maio de 2009

Adriano Imperador | Voltei para vencer

A notícia dos principais jornais esportivos de ontem não poderia ter sido outra. Como todos já esperavam, Adriano foi apresentado oficialmente como reforço do Flamengo.





O atacante que há pouco tempo rompeu com o Inter de Milão alegando que precisava de um tempo, voltou a sorrir. Voltou para o clube que o projetou para o mundo, o time do coração além de ser do “lado de casa”.

Os comentários nos bastidores sobre salário e tipo de contrato são muitos. Alguns falam em R$350 mil/mês, outros R$400 mil/mês, valor muito inferior ao que faturava na Itália. Mas muito mais do que suficiente para poder viver mais do que numa boa.

Independente de valor, penso que o Flamengo perdeu a chance de fazer como o Corinthians fez com Ronaldo, seguindo o modelo de negócio para patrocínio. Digo isso porque mais uma vez surgiram comentários com relação ao contrato. Comentam que a Traffic bancou a contratação, que a Olympikus (nova fornecedora de materiais) estava disposta a bancar o salário caso o Imperador rompesse com a Nike e por fim que três empresas estariam fazendo isso pelo clube.

O fato é que o Flamengo poderia ter contratado sem ajuda de nenhum parceiro, pelo menos de forma direta. O Corinthians apresentou o modelo para esse tipo de contratação e o clube carioca poderia ter seguido ou evoluído o modelo.

A vinda do atacante será mais ou menos a mesma coisa que foi a vinda do Ronaldo para o Corinthians. Alguns não apostam mais no Imperador, mas como Mauro Beting disse: “Bola ele tem. Força, mais ainda. Futebol para fazer a diferença no Rio e no Brasil, tem de sobra. E vai jogar no clube do coração, mais que carente de um centroavante realizador (...) E, claro, Adriano, em forma, no Brasil, ainda só perde para Ronaldo."


Será um boom para o futebol carioca, que para muitos deixou de ter um futebol de ponta. Espero que o clube carioca tenha a mesma estrutura e profissionalismo que o São Paulo entregou para o Imperador no ano passado e que o Corinthians está oferecendo para o Ronaldo. Só assim ele poderá brilhar.

O Imperador virou marca. Criou a marca “Adriano Imperador” graças a suas conquistas em campo e apesar dos tropeços fora dele, sua marca continua forte. Em sua apresentação, um painel com os dizeres “Imperador do Rio” e “Voltei para vencer”. Imperador ele é , mais do que “do Rio” e todos esperam que tenham voltado realmente para vencer.

O contrato é de um ano e ele poderá ser transferido após 6 meses, mas todos esperam que isso não aconteça, principalmente depois da forma que ocorreu a saída do Inter de Milão.

Ano que vem teremos Copa do Mundo. Em 2006, Adriano e Ronaldo eram mais novos, estavam super valorizados, mas ouso dizer que depois do que passaram, poderão ser muito mais úteis na África do Sul. Estão mais maduros, valorizados e principalmente, muito mais felizes.

Vale comentar, que dos quatro atacantes convocados em 2006, três deles estão no Brasil (Fred, Ronaldo e Adriano). Começo a achar que apesar de muito criticado, Romário era o mais certo de voltar ao Brasil “logo”...

E vocês, o que acham disso tudo?!

Nenhum comentário: