4 de maio de 2009

Campeões dentro das quatro linhas, apenas

Os campeonatos estaduais chegaram ao fim. Neste domingo, o Brasil conheceu os campeões de todos os estados em finais emocionantes.

No grande centro do futebol não tivemos novidade. O Corinthians confirmou a vantagem adquirida no primeiro jogo, o Flamengo conquistou o tri nos pênaltis e o Cruzeiro apenas confirmou o favoritismo.

O alvinegro paulista conquistou o primeiro título após a chegada do fenômeno Ronaldo com uma camisa "super patrocinada". Além de Batavo, Bozzano, Telesena, Baú e Banco Panamericano estamparam a camisa. Wizard também estaria entre as marcas, mas por falta de prazo não conseguiu estar.

O banco do grupo Silvio Santos por sinal mudou o que havia errado na última final. Como o Dida comentou, a marca no calção do time estava escondida, mas desta vez estava nos dois lados inferiores da camisa. Do mesmo patrão, as outras duas marcas (Telesena e Baú) apareceram bastante, mas comenta-se que apenas o banco irá permanecer até o final da temporada.

Não vamos comentar aqui as questões técnicas de cada final, mas, sim, do que poderia ter sido feito com relação ao marketing e comunicação.

Os campeonatos estaduais precisam ser mais valorizados. O Paulista deste ano contou com os quatro grandes na fase final, algo que não acontecia há bastante tempo e mesmo assim foi chamado por alguns de "Paulistinha". Penso que foi o melhor dos últimos anos, inclusive pela presença do Ronaldo no Corinthians, mas mesmo assim está longe de ser uma marca valiosa.

Os clubes fizeram sua parte e foram campeões dentro das quatro linhas. Porém, marcas e federações mais uma vez perderam a chance de brilharem e fortalecerem as competições.

Talvez, as premiações destes campeonatos pudessem ser diferentes. Um outro campeonato só com os campeões não seria possível, uma vez que já temos problemas com datas de jogos. Não sei se premiação em dinheiro (mais) seria uma saída, mas o fato é que temos, sim, muito potencial para trabalharmos.

Está na hora de fazermos estas marcas brilharem fora das quatro linhas. Sermos campeões (também) no quesito comunicação e marketing...

Nenhum comentário: