5 de maio de 2009

A final do Campeonato Paulista

Corinthians campeão, invicto, e Ronaldo craque do campeonato. Tudo uma grande festa, não? Pelo menos é o que parece, mas como vimos domingo, nem uma festa organizada conseguimos fazer.

Antes de falar do ponto forte, o fogo na comemoração, vamos começar do início...

Os torcedores brasileiros (a maioria deles) sofrem para comprar ingressos em jogos comuns, enfrentam filas gigantescas e no final precisam correr atrás dos cambistas. Estes, por sinal, de um jeito fantástico conseguem ingressos sem entrarem nas filas e em uma quantidade extraordinária.

Agora imagine tudo isso somado ao jogo mais importante do campeonato. Praticamente impossível encontrar ingresso e quando o torcedor encontra ou é por um preço muito mais alto, ou é falso.

A final do campeonato paulista teve um número impressionante de torcedores com ingressos falsos e as autoridades todas adoram o mesmo discurso: “’não saiu da bilheteria, não é culpa nossa...”

O segundo ponto que devemos analisar é o cenário deste jogo. O Pacaembu é a casa do Corinthians (sou a favor de ser lá!), um estádio charmoso, mas o gramado não estava digno de uma final. Pode parecer besteira para alguns, porém já que queremos transformar tudo em um espetáculo, esses fatores são muito importantes.

Por fim, a comemoração. O jogo mal terminou e o campo já estava tomado por jornalistas (trabalhando), ministros (querendo aparecer), e convidados (fazendo o que?!). Ronaldo foi embora para o vestiário pois alegou que não conseguia comemorar com tamanha desorganização e na hora do capitão levantar a taça, um pequeno incêndio. Por sorte nada aconteceu com as pessoas, mas erros assim são lamentáveis...

Penso que Ronaldo, mesmo com tamanha desorganização, deveria ter ficado com os companheiros, e que a festa que a federação armou foi uma lástima.

O Dida acabou de falar mais uma vez da NBA, e acho que está mais do que na hora de aprendermos um pouco com os norte-americanos. Eles conseguem ter um campeonato com altíssimo nível técnico aliado com um espetáculo e organização de primeiro mundo.

E vocês, o que pensam disso tudo?

Nenhum comentário: