6 de maio de 2009

Radar Esporte recomenda

O Portal Exame publicou duas reportagens que achei importante compartilhar com vocês aqui no Radar Esporte.

A primeira, Ronaldo gera lucros fenomenais aos patrocinadores e ao Corinthians, fala sobre os resultados obtidos por ambas as partes até aqui, a aura de batalhador que faz parte do jogador - e que foi utilizada recentemente em uma campanha da Brahma -, as marcas que estão por trás do fenômeno (no Brasil e no mundo), e, claro, sobre o formato inovador da parceria Corinthians e Ronaldo.

É importante observar que, graças a este formato, hoje o atacante Ronaldo ganha próximo do que ganhava na sua época áurea no Real Madrid, em 2002. Se considerarmos que muitos davam o atleta como acabado, o feito ganha ainda mais importância.

A segunda reportagem, Parceria de Ronaldo e Corinthians abre caminho inédito para o futebol brasileiro, fala sobre o novo modelo de divisão de receitas entre clube e atletas e como isso pode estimular a repatriação de outros jogadores como, por exemplo, Ronaldinho Gaúcho. A matéria ainda cita os principais modelos de remuneração dos clubes atualmente, alguns clubes brasileiros que estariam em condições de implementar o novo formato e nomeia alguns atletas que poderiam retornar aos gramados brasileiros.

Vale ressaltar, porém, que agora que a parceria Ronaldo e Corinthians é conhecida mundialmente, mais do que continuar replicando (e esgotando) o formato por aqui, os clubes devem continuar buscando inovar sempre, apesar das limitações. Não tenho dúvidas de que outros mercados - principalmente o Europeu - estão atentos a estes novos movimentos e não vão querer perder alguns dos seus principais jogadores, e com isso irão buscar desenvolver formatos que sejam atrativos (para o clube, jogadores, torcida e mídia) e que consigam reter a migração dos seus principais atletas.

Vale a leitura.

Nenhum comentário: