No último troféu Maria Lenk, os nadadores brasileiros conquistaram um feito: o Brasil terá uma de suas maiores equipes de natação no mundial de Roma que acontece em Julho deste ano; serão 27 atletas, sendo 17 homens e 10 mulheres. É a maior equipe desde Barcelona 2003.
Em Melbourne 2007 o Brasil levou 15 atletas, ou seja, a equipe de 2009 teve um crescimento de 80% em relação a de 2007.
Isto serve para mostrar que há vida após as Olimpíadas. Quase um ano após os Jogos de Pequim, nossa natação dá sinais de que continua vivendo um ótimo momento. A equipe conta com um campeão olímpico, um recordista mundial e 13 atletas que hoje estão entre os dez melhores do mundo no ranking mundial de 2009.
Vi nesta conquista uma grande oportunidade para dar mais visibilidade à natação e aos principais atletas deste esporte no país. A CBDA tem como patrocinadores os Correios (desde 1991), a Gol e a Water Planet, mas até agora nenhum sinal de que veremos uma nova campanha, uma ação na internet ou coisa parecida.
Andei pensando esses dias e acho que temos um problema de continuidade, ou seja, não conseguimos sustentar nosso momento. Não é só o fato de depender do surgimento de atletas fora de série - isso todos já sabem - o buraco é mais embaixo. Não temos um planejamento com foco no longo prazo; extraímos o máximo destes momentos e depois ficamos na dependência de que algo grandioso aconteça novamente.
De novo, vejo neste momento da natação brasileira uma grande oportunidade para patrocinadores, atletas e a própria modalidade. Sustentar o envolvimento até o mundial de Roma para, quem sabe, depois da competição amplificar isso ainda mais.
O Bruno já postou sobre o assunto algumas vezes aqui no Radar, só que no contexto do futebol. Quando um clube pequeno do interior tem uma partida com um time de projeção nacional, como acontece na Copa do Brasil, eles fazem de tudo para se capitalizar. Estampar várias logomarcas no uniforme talvez não seja a melhor estratégia, mas o fato é que eles se movimentam.
Na natação, que tem uma temporada de competições diferente do que estamos acostumados, é fundamental trabalhar algumas ações pontuais (com estratégia, claro) em momentos como esse, pois só assim será possível construir uma modalidade forte no futuro.
15 de maio de 2009
Oportunidade: Natação Brasileira
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