Apesar de não ser uma notícia tão recente, não poderíamos deixar passar batido o projeto do America Futebol Clube, do Rio de Janeiro. O clube, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, acertou uma série de parcerias para tentar se reerguer no futebol carioca. O principal objetivo deste projeto é que o America, que tem sete títulos estaduais, conquiste a divisão de acesso e volte à elite do futebol carioca.
Romário está engajado no projeto - para quem não sabe, seu pai foi um apaixonado torcedor do clube carioca -, e prometeu conseguir alianças importantes. Dito e feito: Fluminense e Botafogo se comprometeram recentemente a ajudar o America. O Fluminense irá promover troca de experiências entre as comissões técnicas de ambos os clubes, emprestará alguns jogadores para o time disputar a Série B do Rio de Janeiro e colocou o CT de Xerém à disposição do America; já o Botafogo também irá ceder alguns jogadores além de disponibilizar os departamentos de fisiologia e preparação física e as dependências do Caio Martins e do Engenhão para treinamento e disputa de jogos.
Recentemente o clube acertou com a Penalty, que será a fornecedora de material esportivo durante todo o campeonato da Série B.
Outro ponto importante do projeto America FC - Patrimônio do Rio é que diversos veículos de comunicação se comprometeram a fazer o acompanhamento jornalístico do clube de perto - serão enviados jornalistas para cobrir os treinos e os jogos do America. Romário e parceiros como Fluminense, Botafogo e Penalty foram importantes para chamar a atenção num primeiro momento, mas esse apoio de diferentes jornais vai ser fundamental para gerar visibilidade e engajamento no projeto do clube carioca.
Sem dúvida alguma é uma iniciativa e tanto por parte do America, e, além disso, ver clubes grandes como Botafogo e Fluminense unindo forças para manter vivo um dos times mais tradicionais do futebol carioca é, além de muito bonito, bom para o America e para a história do futebol do Rio de Janeiro.
O projeto já começou com algumas decisões bem acertadas (parcerias estratégicas, o apoio de Romário), agora resta saber como o clube irá se comportar ao longo do ano. Há uma oportunidade latente para ações que aumentem o envolvimento dos torcedores com o time, mas será preciso consistência nas ações de marketing e bons resultados para que o projeto vingue.
4 de maio de 2009
America FC | Patrimônio do Rio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário