5 de maio de 2009

Jogadores e suas marcas

Quem acompanha o Radar Esporte já deve ter percebido que sou um grande fã do basquete norte americano, não apenas pelo alto nível de jogo dos atletas mas também pelo fato da NBA conseguir explorar muito bem sua marca.

Poi bem, já comentei a respeito disso algumas vezes por aqui, mas hoje vou falar brevemente sobre o papel da liga na criação/fortalecimento da marca mais importante dos jogadores: eles mesmos.

Hoje foi anunciado que o MVP da temporada 2008-09 é Lebron James, do Cleveland Cavaliers. Até aí, nada de mais, certo? Afinal, hoje o Ronaldo também recebeu o prêmio "Craque do Campeonato Paulista", ou seja, prêmios não são exclusividade de nenhum campeonato no mundo.



Mas o que quero mostrar aqui é que a NBA tem um papel importantíssimo na promoção destes jogadores. Se partirmos do princípio de que a torcida de um time é um dos seus ativos mais importantes - se não o mais - os jogadores são um dos principais ativos de um campeonato. São eles que também movimentam a torcida, que geram exposição na mídia, que atraem patrocinadores e até mesmo pessoas que querem assistir a uma partida pelo simples fato deste jogador estar presente. Não tem jeito, é um círculo virtuoso...

Estaríamos falando de Ronaldo, por exemplo?

Veja o vídeo feito para celebrar o prêmio do MVP Lebron James.


Um vídeo simples capaz de agradar qualquer fã do basquete e que passa a mensagem de porque Lebron foi o escolhido. Além disso, todo o conteúdo referente ao prêmio (releases, vídeos, entrevistas etc) foi colocado no site da NBA.

O que geralmente vemos no Brasil são as marcas criando comerciais, virais e outras ações com os jogadores, mas e se começássemos a inverter um pouco esta lógica?

Não é preciso muito. A NBA, por exemplo, fez o básico: através do site, que é um dos principais pontos de contato da liga com o torcedor, deu visibilidade para todo este conteúdo que é extremamente eficaz e teve uma produção relativamente simples perto do que a liga está acostumada a fazer.

Talvez amanhã ou depois apareça um viral da Nike com Ronaldo, mas precisamos parar de deixar os patrocinadores serem os únicos agentes deste movimento e valorizar mais estes jogadores.

Um comentário:

Bruno disse...

Muito bom, Dida!
É fácil perceber a enorme diferença da liga norte americana.
A NBA é uma marca valiosa, e funciona como o guarda-chuva, pois o restante (clubes e jogadores) fazem parte desse universo.
Estamos bem longe disso, mas há um enorme potencial, não tenho dúvida...