21 de maio de 2009

A marca dos brasileiros

“Os brasileiros decidem. Agora o mundo os conhecem”. Essa foi a frase de Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar Donetsk após a final da Copa da Uefa.

Isso porque a partida terminou em 2 a 1 para o time ucraniano, com gols de Luiz Adriano e Jadson (na prorrogação). O outro gol também foi brasileiro, Naldo marcou para o Werder Bremen.

A final em Istambul, na Turquia, teve um time alemão, outro ucraniano e o brilho do Brasil. Além dos três jogadores que marcaram, o jogo contou com a participação de outros três brasileiros como titulares.

Após o apito final do árbitro, fiquei imaginando a notícia no mundo inteiro exaltando a capacidade dos nossos jogadores decidirem um campeonato tão importante como é a Copa da Uefa. Como não poderia ser diferente, puxei o assunto para a questão da comunicação, de campanhas que poderiam surgir com esse tema.

Mas qual seria a “empresa” desses “produtos”? A CBF? O país inteiro? Será que alguma instituição poderia se apropriar desse fato e usar a seu favor? Não sei. Provavelmente se alguma das “empresas” citadas acima usassem isso, seria para vender mais jogadores para o exterior e sinceramente não queremos mais exportações...

A marca dos brasileiros é valorizada no mundo todo. Não somos os inventores desse tal de futebol, mas hoje em dia somos os donos e os especialistas. Não há no mundo alguém que possa falar com tanta propriedade do assunto como nós.

Mas e aí, o que fazemos com tudo isso? Como sempre comentamos aqui, está na hora de criarmos e valorizarmos essas marcas...

Nenhum comentário: