22 de maio de 2009

Guerrilha Nike e Jordan | Nostalgia

Quem olha pra Nike hoje não imagina que lá arás, em 1984, a empresa passou por um período muito complicado. Depois do época áurea dos tênis de corrida, as vendas desta categoria começaram a diminuir e a Nike teve que pensar em uma forma de se reinventar com o intuito de conseguir entrar em outro segmento de mercado.

Michael Jordan começava a despontar como uma das grandes promessas do basquete norte-americano e a Nike via ali um grande potencial. Só que naquele momento Michael Jordan queria mesmo era um contrato com Adidas ou Converse (Magic Johnson e Larry Bird), que eram as grandes marcas do segmento na época.

David Falk, agente de Jordan na época, viu uma grande oportunidade e sugeriu que o jogador assinasse com a Nike.

Quando Jordan foi a Portland conhecer o QG da Nike, a equipe de design da Nike apresentou o tênis que revolucionaria este mercado e o basquete da NBA, o Air Jordan.

Os tênis eram vermelho e preto, o que rompeu o padrão de tênis brancos da liga. Assim a NBA baniu o Air Jordan da liga. No entanto, a Nike resolveu seguir em frente. Jordan continuou usando os Air Jordan mesmo com uma multa de US$ 5000 por partida. Não deu outra, a polêmica chamou a atenção do público. E, aliado as grandes atuações de Michael Jordan, o tênis se tornou um verdadeiro hit – é só ver tudo o que marca Jordan representa atualmente.

Confira abaixo o comercial criado para o Air Jordan.


Uma ótima estratégia de guerrilha - mostrando sua força antes mesmo de ter tido esse nome.

Agora fico pensando nas oportunidades nos dias atuais. A primeira coisa que me veio à cabeça foi o fato da Olympikus estar se preparando para entrar no segmento de futebol com o patrocínio do Flamengo. Se a marca estruturar bem esta entrada com o Flamengo, pode conseguir estrear com o pé direito nesta categoria.

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