A Nike estreou a primeira campanha 100% criada no Brasil. O mote não poderia ser outro, senão o próprio país e sua seleção de futebol.
A campanha surgiu de uma informação muito interessante: o Brasil é o país que a camisa verde e amarela menos vende no mundo. O diagnóstico feito pela empresa é que nós só vestimos o uniforme da seleção em época de Copa do Mundo e jogos isolados. Realmente é difícil de ver a camisa como parte do look das pessoas pelas ruas, e a campanha visa exatamente mostrar que é legal usar roupas e tênis que remetam ao nosso futebol.
A solução veio em forma de um manifesto e terá material espalhado por alguns PDV’s que foram criados pela Colletivo.
Fico me questionando o impacto da ação. Somos o país do futebol, mas estamos longe de ser um país apaixonado pela seleção e pela pátria. A causa da campanha da Nike é muito maior do que simplesmente aumentar o volume de venda do uniforme, que na verdade é conseqüência disso tudo.
O futebol é um esporte do povo e a camisa da Nike é de elite. Um torcedor humilde sofre para ter um uniforme oficial do seu clube, e isso se agrava quando falamos de seleção brasileira. Não é a maioria que pode pagar para ter a camisa oficial do Brasil em casa.
Se o objetivo é inserir a camisa no look das pessoas, imaginamos um target mais qualificado que tem condições de comprar. Por outro lado, se o objetivo é despertar a paixão pela seleção nacional, o preço do produto pode ser um empecilho.
Contudo, vale a pena conferir as peças criadas para ação!
Dica da Bárbara Bom Angelo!
Um comentário:
Adorei a frase: "o futebol é um esporte do povo e a camisa da Nike é de elite"
Postar um comentário