6 de março de 2009

Palmeiras e Corinthians. Um clássico de/que marca

Para jogadores, técnicos, torcedores, patrocinadores e fanáticos por futebol, os clássicos realmente são jogos diferenciados. Muitos comentam que os grandes craques se mostram nos clássicos, e que estes jogos são divisores d’água para a carreira dos profissionais, além de, claro, ficarem eternizados na história...

A paixão dos torcedores extrapola as quatro linhas e pode dividir famílias, países e cidades. Pode causar problema no coração desses amantes dos clubes (na vitória ou na derrota) e, ao mesmo tempo, o renascimento de times nos campeonatos.

Infelizmente, alguns clássicos não lotam porque os torcedores têm medo da violência nos estádios, mas geralmente são oportunidades para os clubes faturarem com a bilheteria. Mais do que isso, existem muitas possibilidades para os clubes e empresas ligadas ao futebol se capitalizarem.

Cabe aos times e às marcas entender como participar desse momento tão importante. Há marcas que abrem exceções que seriam impensáveis para muitos, como trocar a cor da sua logomarca e de suas embalagens para agradar ambos os lados. E pra mostrar que não estamos falando de qualquer marca, temos o exemplo da Coca-Cola, que mudou as cores de algumas de suas embalagens na Argentina por causa dos torcedores do Boca Juniors - sim, os produtos ganharam as cores azul e amarelo do clube argentino. E não é preciso ir muito longe, não. Aqui mesmo no Brasil, o Banrisul já patrocinou Internacional e Grêmio em momentos distintos por motivos óbvios.

Palmeiras e Corinthians fazem um dos clássicos mais importantes no mundo (confira matéria do Estado). O derby já foi até tema para a releitura de Romeu e Julieta. Pensando nisso, as diretorias dos dois clubes resolveram se unir para criarem uma marca para o derby e uma série de ações que irão rodear estes jogos.

A partir deste domingo, as partidas serão como finais de campeonato e valerão um troféu, que terá o nome de Brandão. A homenagem é para um recordista nos dois clubes, Oswaldo Brandão, que fez história nos anos 50, 60 e 70. O clube que ganhar 3 jogos seguidos, ou 5 primeiro, leva o troféu em definitivo.

A bola do jogo também terá o logo do Derby. Talvez ainda seja uma iniciativa discreta, mas a idéia é que o clássico ganhe cada vez mais força com o passar do jogos. Quem sabe daqui a algum tempo não vemos uma bola com um design diferenciado, desenvolvido somente e especialmente para o Derby, adquirindo assim um status de memorabilia esportiva de fato?

Um ponto bacana dos clássicos é que eles são verdadeiras manifestações culturais e envolvem um contexto que foge das mãos dos clubes. É praticamente impossível "criar" um clássico, mas, hoje, com os departamentos de marketing do clube se estruturando, é possível dar proporções ainda maiores para estas partidas.

A iniciativa, partindo de dois dos mais importantes representantes do futebol no país, pode acabar inspirando clássicos regionais Brasil afora a criarem ações que os amplifiquem ainda mais.

Do lado das marcas, elas precisam entender tudo o que estes clássicos representam na vida dos torcedores para saber como interagir de forma relevante com cada um deles, ajudando na criação de verdadeira memórias que se eternizarão também na mentes e corações dos torcedores.

Postado por: Bruno e Dida

2 comentários:

Vanessa Ruiz disse...

É uma iniciativa louvável. Só que eu não fui à coletiva porque estava de folga e não vi em nenhum lugar: será que eles vão vender os artigos com a marca do Derby? Eu compraria ;)

Bruno disse...

Vanessa, pelo que eu ouvi há um interesse em vender os produtos, mas não será desta vez por dois motivos:
1. tempo de produção
2. vão esperar para ver a repercussão das ações.

Neste caso, os produtos seriam vendidos para o confronto do campeonato Brasileiro.

Vamos esperar!