17 de março de 2009

F1 com novas regras para 2009

Ainda em 2008, o Radar Esporte havia comentado sobre a possibilidade de uma alteração no sistema de pontuação para a temporada 2009, e agora é pra valer.

A FIA confirmou que o novo método já valerá para a temporada deste ano.

A única diferença com relação ao que trouxemos aos leitores do Radar na ocasião é o fato de que o número de vitórias irá determinar somente o campeão da temporada - caso haja empate no número de vitórias, a pontuação ao longo da temporada irá definir o novo campeão -; ou seja, do segundo ao último lugar continua valendo o tradicional esquema de pontuação (dez pontos para o vencedor, oito para o segundo colocado, seis para o terceiro, e assim sucessivamente)

O sitema de medalhas de ouro prata e bronze (como nas Olimpíadas), defendido por Bernie Ecclestone na ocasião, foi rejeitado pela FIA.

Uma decisão de peso como essa, que seria capaz de alterar 12 campeonatos da F1, já está causando polêmica entre membros da direção da FIA, equipes e, claro, os pilotos. Só para constar, para aqueles que não quiserem acessar o link acima, com o novo sistema Massa teria sido campeão na temporada passada; e Senna, tetra.

A Fórmula 1, sob direção da FIA, é famosa por trazer novas idéias e formatos em praticamente todas as temporadas, seja na fórmula de pontuação, no teto orçamentário das equipes, nas especificações dos carros, não importa; a F1 procura ano a ano trazer inovações que tragam uma maior competitividade e/ou, por que não (?), uma melhor adaptação ao contexto - como é o caso com a atual crise financeira.

Resumindo, a FIA parece não ter medo de errar, mesmo com as cifras milionárias envolvidas no tal 'circo da Fórmula 1'. E, num mundo onde as mudanças acontecem muito rapidamente, nada melhor do que propor mudanças que mantenham a categoria no topo. Além disso, essa política de mudanças traz muito mais flexibilidade e agilidade para a categoria, tanto para o erros como para os acertos. O que deu certo permanece, e o que não funcionou é modificado.

Eu particularmente aprovo o novo formato por julgá-lo mais justo e, além disso, acredito que ele ajuda, junto com outras medidas, a renovar o interesse pela categoria, mas queria outras opiniões.
__

Será que a FIA, como organização, não seria um ótimo exemplo para organizações como a UEFA, que muito discute mas pouco faz com relação a alguns assuntos de peso para o mercado do futebol?

Um comentário:

Bruno disse...

Acho justo!
A FIA sempre correndo atrás de artifícios para equilibrar a competição. É um forma de estimular todas as equipes, além de premiar o "justo". Agora os corredores não irão brigar para chegarem em quinto lugar.
Foram 12 campeonatos que poderiam ter mudado a história do automobilismo!!