17 de março de 2009

São Paulo ajuda LG a vender mais celulares

Segundo estudo* da TNS Sport Brasil, a LG Electronics vende quase 40% de telefones celulares a mais aos torcedores do São Paulo em comparação com os de outros time de futebol brasileiros.

A pesquisa aponta que 19,3% dos são-paulinos dizem ter comprado aparelho celular da LG, contra 13,9% dos universo de fãs de outros clubes do Brasil.

Mas é claro que resultados como esse não viriam da noite para o dia; a parceria entre a empresa sul-coreana e o São Paulo está firmada desde 2001, e agora em 2009 houve uma extensão do patrocínio, que teve um investimeno de R$ 16 milhões

Segundo César Gualdani, sócio-diretor da TNS Sport Brasil, “A LG conseguiu entrar no coração dos são-paulinos e transformar essa associação em vendas. Temos aqui uma demonstração efetiva e não apenas empírica do resultado de um investimento em marketing esportivo".

Os dados são importantes e comprovam o retorno que antes não seria possível imaginar. No entanto, só o fato da LG manter o patrocínio do clube paulista há praticamente 9 anos, mostra que há, sim, retorno neste tipo de estratégia. Uma empresa não se pode dar ao luxo - ainda mais no atual contexto econômico - de investir milhões em um clube e não obter nenhum retorno - em termos de venda, pois no que diz respeito à visibilidade da marca não há o que discutir, ainda mais em se tratando de São Paulo.

Outro ponto que deve ser destacado é a iniciativa de se bancar uma pesquisa como essa realizada pela TNS Sport Brasil. É fundamental vermos mais estudos como esse sendo realizado por outros patrocinadores, para pouco a pouco acabarmos com o mito de que este tipo de estratégia não traz retornos financeiros para a empresa.

Depois de uma era áurea para o Palmeiras, numa parceria história com a Parmalat, o mercado vai se renovando e mostrando que outros formatos podem ser muito vantajosos para as empresas e para os clubes.

Dica de @plamiral

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* A pergunta “Qual a marca do seu telefone celular?” foi dirigida a 20.044 torcedores brasileiros ao longo de 2008.

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