26 de março de 2009

Os 4Es do Marketing Esportivo

O Radar Esporte já está no ar há algum tempo e, como desde o início nos propusemos a focar no Marketing Esportivo, finalmente chegou a hora de falarmos sobre os tais 4Ps - já bem conhecidos pelos marketeiros - só que no contexto do esporte. Por isso, eu e o Bruno estamos começando a desenvolver uma série de 4 posts, claro (!), sobre o assunto.

Mas, já que sempre tentamos trazer uma visão diferente sobre os assuntos que postamos no blog, vamos falar dos 4Es e não dos 4Ps.

Pra entender melhor do que estamos falando, eu proponho a leitura deste link, que nos influenciou a abordar o assunto de outra forma. A 'nova' nomenclatura apenas busca um encaixe melhor com o atual contexto de interatividade e participação, que surgiu principalmente pela massificação dos computadores e da internet. No entanto, achamos que há um forte fit com o mundo dos esportes.

Não encontramos até o momento palavras em português que comecem com 'E' e que traduzam perfeitamente o conceito, por isso vamos mantê-las em inglês - pelo menos até 'segunda ordem'; por isso, sugestões são bem vindas. =)

A mudança propõe basicamente o seguinte:

1) Product para Experience

2) Place para Everyplace

3) Price para Exchange

4) Promotion para Evangelism

E aí, já dá pra ter idéia do que vem por aí?

Aguardem os próximos posts.

2 comentários:

Tomás disse...

youhuuu vamos lá
adoro essas paradas de novas abordagens para mkt... não dá mesmo para encarar o mkt hj com 4ps pura e simplesmente!

aguardando os próximos posts!

Fernando disse...

Bruno e Dida,
muito boa a distribuição desse tipo de material, como o Tomás falou esses paradigmas (taí o "p") tem mesmo que ser quebrados, ainda mais em uma indústria que depende tanto do coração e tão ligada à interação como a do esporte, acho que o modelo se encaixa perfeitamente!
Parabéns pelo blog!
até