Mídia espontânea. É assim que os profissionais de marketing e publicidade chamam a aparição de determinada marca/produto na televisão, meios impressos e internet, sem pagamento para tal. Isso geralmente ocorre em editoriais, e no caso do futebol isso acontece praticamente todos os dias.
O cálculo para poder avaliar quanto essas aparições significam são feitos com base em valores de tabela que os veículos de comunicação vendem os espaços publicitários. A Informídia, é a empresa que faz as pesquisas aqui no país para a maioria dos clubes de futebol, e que apresentou os resultados obtidos em 2008.
O Palmeiras foi o clube que mais obteve mídia espontânea no ano passado, seguido de Corinthians, São Paulo, Flamengo e Santos, alcançando a quantia de R$ 2.754.00,00. Claro que não podemos comparar esse valor com o que as empresas pagam pelo patrocínio, porém o Palmeiras soube aproveitar esse estudo e fez uma ação no mínimo inusitada.
O clube enviou o resultado da pesquisa para inúmeros jornalistas e parceiros financeiros, até que virou notícia no O Valor Econômico no último dia 18 de março. Após ter a nota veiculada, o Palmeiras reenviou os resultados juntamente com a notícia para os principais parceiros do clube, afim de mostrar que o investimento está dando resultado. Foi uma ação de fidelização planejada pelo clube, que com certeza agradou os investidores.
A Samsung tem contrato de três anos com o clube com o valor já fechado (R$ 15 milhões), mas certamente resultados positivos podem render um valor extra para o clube.
Acredito que essas ações são importantes para cada vez mais profissionalizar a relação entre clube e patrocinador. Em grandes empresas, estes cálculos são comuns e importantes para avaliar a marca, trabalho de assessoria de imprensa e outras frentes do business. Mas, não podemos esquecer de dar mais um passo, como o Dida disse, temos potencial para trabalharmos a marca de nossos campeonatos e assim todos os envolvidos seriam beneficiados...
Dica da @vanessaruiz
26 de março de 2009
Palmeiras na boca do povo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário