6 de março de 2009

Apresentações: momentos únicos

Hoje, um dos assuntos mais comentados é a apresentação do Fred no Fluminense. O presidente do clube, Humberto Horcades, proporcionou momentos únicos não só para os torcedores do tricolor carioca, mas para todos nós, com algumas pérolas:

- Trocou o nome do Fred duas vezes: chamou de Celso e Fábio
- Chorou (literalmente) ao falar da Unimed e do presidente Celso Barros
- Exaltou o jogador com títulos inexistentes em sua carreira, como por exemplo “campeão mundial”
- Fez com que a torcida aclamasse o presidente da Unimed, Celso Barros



Isso tudo fez a Globo.com divulgar uma lista com as 10 principais gafes em apresentações de jogadores (confira aqui), e isso me faz pensar como os clubes e empresas poderiam fazer as apresentações.

A Fórmula 1 investia milhões em grandes eventos e, com a crise, as equipes optaram por apresentações mais humildes, nas próprias garagens das escuderias. Os clubes não precisam gastar muito dinheiro para fazerem grandes eventos, mas poderiam capitalizar esse momento tão importante (dependendo do peso jogador, claro) para os torcedores, imprensa e próprio clube.

Ao saírem dos clubes, são poucos jogadores que convocam a imprensa e anunciam a saída. A maioria sai de fininho e não dá satisfação, mas quando são apresentados, todos, sem exceção, fazem questão de se mostrarem, é um momento único.

Os patrocinadores poderiam aproveitar as apresentações para exporem suas marcas de forma diferenciada. Os clubes poderiam fazer promoções com as camisas destes jogadores, além de criarem transmissões com bastidores pela internet para os “sócio-torcedores”. Poderiam também prestigiar alguns “torcedores Vips” e convidarem para irem assistir as apresentações.

Enfim, são inúmeras as maneiras de capitalizar este momento, e sem grandes investimentos. Por hora, fiquem com o link do vídeo do presidente do Fluminense.

Nenhum comentário: