4 de março de 2009

Enfim, a estréia de Ronaldo

Demorou. Depois de pouco mais de um ano fora do futebol, o fenônemo Ronaldo voltou a pisar nos gramados em um jogo oficial.

No dia 4 de março de 2009 o mundo testemunhou a estréia do Ronaldo com a camisa do Corinthians e esse dia, provavelmente poderá se tornar muito importante na história do futebol.

É verdade que sua atuação foi de maneira discreta, mas isso é o de menos, uma vez que falamos de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, que passou por três sérias cirurgias. Porém, como este blog é sobre marketing esportivo, vamos analisar alguns pontos do negócio.

1. O Corinthians pode ter apressado a estréia de Ronaldo para faturar com público nos jogos e alavancar o processo de patrocínio em seu uniforme. Claro que o técnico Mano Menezes não aceitaria palpites em seu trabalho, mas o futebol não é tão romântico como muitos pensam, e muita coisa faz parte do "negócio".

2. Muitos torcedores preferem a camisa de seus clubes "lisa", sem patrocínio no meio Podemos imaginar a vontade de ter uma camisa dessas com o número 9, e com o nome Ronaldo nas costas. Está aí uma grande chance de faturar, aproveitar o boom da estréia do atacante e fazer uma "promoção relâmpago" pelo Brasil: camisa do Corinthians, do Ronaldo, por um preço abaixo do valor apenas no dia após sua estréia.

3. Mais uma vez a imprensa se voltou para o Ronaldo. Desde os dias que antecederam a partida, passando pelo momento que o técnico o chamou para entrar, até o apito final do árbitro, todos os jornalistas presentes, e o público que assistia a partida se voltaram para o fenômeno. A quantidade de mídia espontânea, que hoje em dia é calculada por empresas, provavelmente será um dos argumentos do Corinthians na busca por patrocínio. Imaginem o sorriso do diretor de marketing da empresa que poderia estar na camisa do clube.

Contudo, podemos ter a certeza que a história do Corinthians, a carreira do Ronaldo e todos nós que acompanhamos sua estréia, a partir de hoje teremos mais um capítulo para contar para a próxima geração. Foi a data que o atacante voltou aos gramados brasileiros, retornou de (mais) uma lesão e por incrível que pareça nenhuma empresa aproveitou isso...

Aliás, a única marca que pode explorar tudo isso é a Nike, e eu espero mais um daqueles comerciais fantásticos que costumamos ver...


Crédito foto: Globo.com

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