Começou a temporada 2009 de duas categorias do automobilismo. Na Austrália, a F1 deu largada para o que promete ser uma temporada inesquecível. Já em Interlagos, a Stock Car começou uma nova era em uma das categorias mais tradicionais do automobilismo nacional.
Não vamos comentar aqui no Radar Esporte o desempenho técnico de cada um dos pilotos, tampouco dar palpites em carros. Vamos analisar o ponto mercadológico destas duas categorias que vão ser noticia em muitos posts aqui durante o ano.
A Stock Car começou e trouxe neste ano inúmeras marcas “vestindo” os carros e dando nome às equipes (pelo menos para os telespectadores). Red Bull, Panasonic, Itaipava, Dolly, Eurofarma, Medley, São Luiz, Ipiranga, Hot Wheels entre outras. Estas empresas estampam carros e com certeza devem explorar esta participação na categoria com outras ações.
O curioso fica por conta das empresas ligadas à saúde (hospital e laboratórios) marcando presença mais uma vez, e das empresas de bebida (cerveja e refrigerante) nos carros. O investimento com certeza não foi pequeno, e patrocínio como este deve ser explorado em outras plataformas de negócio e divulgação para as empresas.
Só por curiosidade, a Hot Wheels foi a primeira equipe a abandonar a prova, mas os fanáticos por carrinhos não devem ter ligado muito.
Na F1, a Brawn GP passeou, fez dobradinha, porém quase passou em branco. Digo isso porque se vocês repararam, o macacão dos pilotos está “clean”, por falta de patrocínio. A Virgin bancou a equipe que estava falida, e hoje deve estar sorrindo à toa com a exposição no mundo todo. A Virgin ainda estaria disposta a comprar a equipe, caso o time passasse a levar o nome da marca e fizesse uso de combustível não poluente.
Após a primeira etapa, investidores devem correr para conseguir espaço no uniforme e nos carros que mais devem aparecer no ano. Porém, com certeza vão bancar muito mais do que poderiam ter investido antes do início da temporada...
31 de março de 2009
As surpresas da Stock Car e da F1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário