31 de março de 2009

As surpresas da Stock Car e da F1

Começou a temporada 2009 de duas categorias do automobilismo. Na Austrália, a F1 deu largada para o que promete ser uma temporada inesquecível. Já em Interlagos, a Stock Car começou uma nova era em uma das categorias mais tradicionais do automobilismo nacional.


Não vamos comentar aqui no Radar Esporte o desempenho técnico de cada um dos pilotos, tampouco dar palpites em carros. Vamos analisar o ponto mercadológico destas duas categorias que vão ser noticia em muitos posts aqui durante o ano.


A Stock Car começou e trouxe neste ano inúmeras marcas “vestindo” os carros e dando nome às equipes (pelo menos para os telespectadores). Red Bull, Panasonic, Itaipava, Dolly, Eurofarma, Medley, São Luiz, Ipiranga, Hot Wheels entre outras. Estas empresas estampam carros e com certeza devem explorar esta participação na categoria com outras ações.


O curioso fica por conta das empresas ligadas à saúde (hospital e laboratórios) marcando presença mais uma vez, e das empresas de bebida (cerveja e refrigerante) nos carros. O investimento com certeza não foi pequeno, e patrocínio como este deve ser explorado em outras plataformas de negócio e divulgação para as empresas.


Só por curiosidade, a Hot Wheels foi a primeira equipe a abandonar a prova, mas os fanáticos por carrinhos não devem ter ligado muito.


Na F1, a Brawn GP passeou, fez dobradinha, porém quase passou em branco. Digo isso porque se vocês repararam, o macacão dos pilotos está “clean”, por falta de patrocínio. A Virgin bancou a equipe que estava falida, e hoje deve estar sorrindo à toa com a exposição no mundo todo. A Virgin ainda estaria disposta a comprar a equipe, caso o time passasse a levar o nome da marca e fizesse uso de combustível não poluente.



Após a primeira etapa, investidores devem correr para conseguir espaço no uniforme e nos carros que mais devem aparecer no ano. Porém, com certeza vão bancar muito mais do que poderiam ter investido antes do início da temporada...

Nenhum comentário: