9 de março de 2009

Um derby para a história


“Senhoras e senhores, o Ronaldo voltou” foi assim que o narrador da SporTv Milton Leite anunciou o gol de empate do alvi-negro. Antes mesmo de gritar “gol”, o narrador anunciou a volta, em grande estilo, do fenômeno Ronaldo.

Mais do que ser lembrado pelo primeiro gol do atacante com a camisa do Corinthians, o derby deu exemplo em todos os sentidos. Parece que os clubes entenderam que um jogo de futebol é um espetáculo, com platéia, ingresso, começo, meio e fim. Um evento para faturar e fornecer aos presentes, que pagaram para estarem ali, algo valioso em troca.

O jogo, que foi transferido para o interior (Presidente Prudente), foi um exemplo. As torcidas se respeitaram, alguns torcedores assistiram à partida ao lado de torcedores adversários e deram exemplo de comportamento.

Pouco se falou sobre a iniciativa de levar o clássico para uma cidade do interior paulista, mas o fato é que os dirigentes devem pensar nisso como uma solução em determinados momentos. É claro que a capital deve ser palco dos nossos principais clássicos, mas times como Palmeiras, São Paulo e Corinthians - ainda mais agora com Ronaldo - tem torcedores em todo o Brasil e conseguem lotar estádios por todo o estado. Não é pra menos que ontem o clássico atingiu a marca recorde de público neste Paulistão - foram mais de 44 mil torcedores. É uma oportunidade de levar futebol de alta qualidade e com as principais estrelas para um grupo de pessoas que normalmente não teria acesso em sua cidade.

Também não podemos esquecer que os clubes estão criando suas próprias empresas de turismo, facilitando que os torcedores acompanhem seus clubes em outras cidades, como é o caso do Timão. Até aí eles estão faturando agora...

Dentro das quatro linhas, os dois times entraram lado a lado. O Palmeiras com seu uniforme tradicional, e o Corinthians trazendo Visa, Panasonic e Lupo, como adiantamos aqui no Radar Esporte.

A equipe do Palmeiras saiu na frente, mas aos 47 do segundo tempo, o mundo testemunhou um momento único. Ronaldo mostrou mais uma vez que ele pode voltar a jogar em alto nível. Ele fez o gol de empate e comemorou. Mas dessa vez foi diferente, ele não correu com os braços abertos enquanto apontava o indicador direito. Dessa vez Ronaldo pulou as placas de publicidade, correu para a torcida e se jogou literalmente no alambrado do Prudentão. Mesmo para quem disse ontem dominar com perfeição a arte de fazer gols, Ronaldo sabe que o gol de ontem foi, sem dúvidas, um dos mais importantes da sua iluminada carreira, e por isso o atacante explodiu num misto de raiva e alegria.

Que sem calem novamente aqueles que acharam que acharam que ele não iria voltar...

As duas diretorias estão de parabéns pela organização e iniciativa sobre o derby. Mostraram que adversários são fundamentais (uns para os outros) e trabalhando juntos só fortalecem o clássico e os clubes.

Postado por Bruno e Dida.

Dica: Ronaldo Fenômeno e a literatura fantástica - por Juca Kfouri



___

E diga-se de passagem, ponto para a Visa, que utilizou a camiseta do Corinthians como parte da estratégia de lançamento do seu novo posicionamento mundial - com um plano de mídia que apresentou a campanha antes do jogo, no intervalo e após o clássico. Ao invés de utilizar o uniforme do clube sem qualquer critério, como outro patrocinadores fizeram anteriormente, a Visa entendeu a força do fenômeno Ronaldo, que voltou a prender novamente famílias em torno de um só televisor, e utilizou isso a seu favor.

Fonte Imagem: Globoesporte.com

Nenhum comentário: