30 de março de 2009

Vitória 1899

A maioria dos clubes tradicionais e grandes do país já completou ou está para completar cem anos de vida. Uma data um tanto quanto marcante para o esporte nacional, para a história destes clubes e também para a história do país.

Chegar aos cem anos significa muito mais do que possamos imaginar. Os clubes que já alcançaram este feito testemunharam inúmeros fatos no esporte e na história do país. Da época em que o futebol era totalmente amador até os salários milionários dos jogadores hoje em dia.

O Vitória é um destes clubes e pretende cada vez mais se firmar com um clube tradicional do país. Pensando nisso, a diretoria de marketing planejou uma estratégia um pouco diferente do que vimos por aí: alterar o nome do clube para “Vitória 1899”.

A idéia é começar a mudança no Brasileirão deste ano e avaliar a repercussão da mudança, que ainda inclui a mudança no nome do estádio, de Barradão para Arena 1899. No caso do estádio, a proposta é iniciar a mudança que deverá chegar ao contrato de naming rights.

Alguns pontos devem ser analisados sobre tudo isso:

1. Será que é necessário mudar a nomenclatura do clube para marcar que o Vitória é um clube tradicional? Não são duas coisas conflitantes? E será que os torcedores iriam mudar o jeito de gritar e chamar o clube?

2. Para alcançar o objetivo não seria mais assertivo um trabalho de branding, um projeto de valorizar os cem anos de história do clube?

3. No caso do estádio, o processo de mudar o nome três vezes (Barradão, Arena 1899 e depois um nome de patrocinador) não é complexo demais para atingir um objetivo que ainda não deu certo no país (dificilmente as pessoas acatam tal mudança)?

São inúmeras questões que irão surgir em torno da mudança de nome do Vitória, essas são apenas algumas que devemos ter em mente para analisar tudo isso. E vocês, o que acham?

Um comentário:

Fernando disse...

Acredito que em relação a paixão pelo clube e o fanatismo do torcedor nada irá mudar, mas uma coisa irá sair do torcedor...dinheiro, o time irá fazer uma mudança no nome mas sabemos que as intenções são outras, se a cada ano as equipes já apresentam uns 2 modelos de camisas diferentes fora a mudança de patrocinadores, onde eles já lucram com os mais fanáticos que compram todas suas camisas, imagina com essa mudança... Acho que é uma bonita homenagem e uma boa ação para dar uma agitada no clube baiano, mesmo porque essa ação não vai parar por ai, como o clube é antigo e faz parte do começo do futebol brasileiro estampar essa importância do nome na camiseta e no peito dos jogadores ganha uma importância maior, até mesmo para o torcedor que irá exigir mais dos atletas se eles não estiverem rendendo o esperado. Acho que essa ação pode até criar um vínculo mais forte entre clube/torcedor.

Só por curiosidade...na Bundesliga existe o 1899 Hoffenheim, será então por parte do Vitória uma homenagem com todos os valores para os apaixonados pelo clube, ou apenas uma cópia de outro clube europeu?