3 de março de 2009

Com ou sem patrocinador?

Ontem à noite, o programa Bem, Amigos, do SporTv, teve uma discussão interessante e que achei bacana postar aqui no Radar Esporte.

No último domingo (1/3), o Botafogo conquistou a Taça Guanabara no Rio de Janeiro e quando os atletas foram levantar a taça, eles não estavam vestindo o uniforme oficial, e sim uma camiseta promocional desenvolvida pela diretoria do clube.


A discussão, intermediada por Galvão Bueno, e que envolveu comentaristas e ex-atletas, questionava se este tipo de iniciativa deveria ser permitido; afinal, segundo alguns afirmaram no programa, os patrocinadores eram (co-)responsáveis pelos salários dos atletas e nada mais justo do que ter sua visibilidade garantida num momento tão especial para o clube, momento este que, claro, rende uma boa exposição na mídia.

Galvão Bueno, Arnaldo César Coelho, Caio e Júnior estavam claramente do lado dos uniformes tradicionais e seus patrocinadores e, mais do que defedê-los, também achavam que o mais coerente era estar com o uniforme da 'batalha' também na hora da premiação - talvez uma visão um pouco mais 'romântica' dessa questão...

Do outro lado, Renato Maurício Prado tinha uma opinião um pouco mais ponderada. Ele parecia entender ambos os lados, mas acreditava que o caminho natural eram as tais camisetas comemorativas dos clubes - inclusive citou a camiseta 5-3-3 e a 6-3-3 criadas pelo São Paulo recentemente. Mesmo nesses casos, Renato parecia acreditar que, no caso da camiseta promocional, o patrocinador também deveria estar presente - talvez isto seja, quem sabe, mais um ponto para ser acordado nos contratos.
O fato é que, desde que os departamentos de marketing dos clubes começaram a se desenvolver mais, iniciativas como essa começaram a ser mais comuns. É mais uma forma que os clubes encontraram para engajar seus torcedores e, claro, conseguir um pouco mais de verba.
Estas camisetas são bem comuns na NBA, mas lá, além dos uniformes não terem patrocinadores expostos, parece haver uma 'regra' para a utilização deste tipo de camiseta. Ou seja, ambos marcam presença, mas em momentos diferentes.
Eu mesmo ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Como alguns comentaram no programa, acho que o uniforme tem sua beleza, mas o caminho realmente deve ser as camisetas promocionais.
O que vocês acham?
Fonte Foto: Abril

Nenhum comentário: