19 de fevereiro de 2009

A bolha do futebol europeu

Ontem, quarta-feira (18), o presidente da UEFA, Michel Platini, disse que o futebol europeu pode 'implodir financeiramente' se não adotar um plano para limitar os valores de transferências e salários.

Comentamos sobre o assunto recentemente aqui no blog, no post que falava sobre a possível transferência de Kaká para o Manchester City depois de uma oferta de valor astronômico. O próprio @plamiral colocou nos comentários que a 'bolha do futebol' estava para explodir. Mas, felizmente, começamos a ver pessoas chaves nestas organizações debatendo sobre o assunto com mais força, ainda mais em tempos de crise.

No entanto, parece que alterar o modus operandi do futebol não vai ser fácil - a Associação Européia de Clubes, que conta com 137 equipes, rejeitou a proposta dos tetos salariais neste mês.

Michel Platini ainda comparou a desregulação do mercado do futebol com a do mercado financeiro e sugeriu que nos inspirássemos mais no sistema esportivo americano:

"Agora sabemos que nada disso é verdade. No futebol como na economia em geral, o mercado é incapaz de corrigir alguns dos seus excessos, e não foi o presidente da Uefa quem disse isso, foi (o presidente dos EUA) Barack Obama".

"Nossos amigos americano sabiam há décadas que as competições esportivas só são atraentes se forem bem equilibradas e se nenhuma equipe possuir a arma definitiva."

Numa dessas os EUA podem, finalmente, acabar se dando bem no futebol - no nosso, não o deles. =)

Brincadeiras à parte, o fato é que o futebol europeu se aproxima cada vez mais de uma possível quebra. E isso pode mudar completamente o cenário do futebol mundial.

Nenhum comentário: