13 de fevereiro de 2009

Copa (Kia) do Brasil

Pela primeira vez na sua história a Copa do Brasil terá um patrocinador com os naming rights do torneio. E é a Kia Motors que vai inserir, a partir deste ano, seu nome num dos principais campeonatos do país.

Até aí nenhuma grande novidade, mas sabemos que a estratégia de naming rights no Brasil é um tanto quanto polêmica, pois a maior parte dos veículos se recusa em citar o nome dos patrocinadores. Mas isso não é exclusividade da gigante Rede Globo. Ontem à noite, ouvindo o programa do Juca Kfouri na rádio CBN, o jornalista disse que para eles o campeonato ia continuar se chamando Copa do Brasil.

Mais do que uma discussão sobre a citação dos nomes dos patrocinadores durantes as transmissões dos jogos, eu acredito que para o torcedor isto não faz a menor diferença. Copa Toyota Libertadores é só Libertadores e Copa Kia do Brasil - ou o que quer que seja - vai continuar sendo Copa do Brasil. Por isso, mais do que partir para uma estratégia de naming rights pura e simplesmente, os patrocinadores tem que procurar amarrar ações paralelas que busquem muito mais do que visibilidade através de citações nos principais veículos do país.

E neste ponto, a Kia Motors parece ter entendido o recado. Além das ações de ativações programadas para acontecer no gramado, a montadora deve trabalhar forte no marketing de relacionamento, distribuindo ingressos para concessionárias e, claro, seus clientes.

'Barreiras' por parte da mídia devem continuar existindo, mas talvez isso estimule o nosso mercado a ser mais criativo e buscar mais do que visibilidade nos estádios através de placas e tapetes gigantescos. Cada um à sua maneira deve estudar a melhor forma de potencializar ainda mais este tipo de patrocínio.

Nenhum comentário: