Os profissionais de marketing convivem diariamente com o poder que o boca-a-boca possui com relação às marcas. Antigamente se dizia que uma pessoa tinha o poder de influenciar outras dez pessoas, tanto para o bem, quanto para o mal. Porém, a internet hoje em dia fez esse número multiplicar, sendo que uma única pessoa consegue atingir 10.000 pessoas. É a “era Google”!
Uma simples especulação pode causar notícia para mais de uma semana, e foi isso o que vimos no futebol brasileiro há pouco tempo. E a equação é esta: (PATROCÍNIO + CLUBE GRANDE + EMPRESA MULTICIONAL) x BOCA-A-BOCA = NOTÍCIA.
A companhia aérea Emirates cogitou o patrocínio dos três maiores clubes de São Paulo. Palmeiras, Corinthians e São Paulo receberam ligações e especulações da empresa para terem em seus uniformes o nome da Emirates estampado. Na ocasião, até os valores das propostas eram falados, e isso tudo gerou notícia nos principais meios de comunicação do país.
Já ouvi rumores que as propostas realmente eram verdadeiras, porém também já ouvi em corredores dos clubes que a proposta nunca chegou. O Corinthians é o único dos três clubes que ainda não anunciou o patrocinador para 2009, portanto precisamos esperar para saber se tem uma ponta de verdade nisso tudo.
O fato é que a empresa conseguiu o que todas querem: estar nas principais notícias (de forma positiva, claro). Sem investir um centavo no esporte, ou em publicidade, a Emirates viu seu nome circulando nos principais jornais, portais e sites do país como possível parceiro destes grandes clubes.
Por enquanto, fico com a impressão que foi apenas uma boa sacada de marketing da companhia, que jogou a pólvora no futebol paulista, mas não acendeu...
2 de fevereiro de 2009
Patrocínio da Emirates não pousou, mas causou barulho.
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