9 de fevereiro de 2009

Phelps. Mais que um atleta.



Não quero parecer repetitivo, mas gostaria de escrever algumas palavras sobre o caso Phelps. O Bruno já colocou pontos importantes no post anterior, mas há mais coisas envolvidas, e que não foram ditas antes pois era preciso esperar para ver como as coisas iriam se desenrolar.

Rompimento de contrato com a Kellog* e suspensão de três meses. Essas foram as principais baixas para o atleta até o momento, sem contar a pressão psicológica na cabeça deste jovem campeão de apenas 23 anos, que já cogita a possibilidade de não participar dos Jogos de 2012.

Não estamos aqui para julgar a atitude de Michael Phelps, a intenção não é essa. Até porque, como a @bartira colocou nos comentários, podemos cair na tal hipocrisia. É mais fácil acusar do que abrir os olhos para 'realidade' de fato.

Antes de aprofundar sobre no caso Phelps, vale a pena relembrar o post sobre a polêmica do Ronaldo Fenômeno, que quase lhe custou a perda de alguns grandes patrocinadores. Quem se calou e esperou a poeira baixar, se deu bem: Ronaldo continua sendo um dos atletas no mundo com maior capacidade de capitalizar seus patrocínios, hoje ele está no Corinthians, treinando para mais uma possível volta e todos os holofotes estão em cima dele.

Quem diria, hein? Um bom exemplo para os patrocinadores de Phelps, não? E eu poderia enumerar mais razões em prol do nadador.

No caso de Phelps, algumas marcas optaram por esperar, quietos, o desenrolar da história. São elas: Speedo, Omega, Visa e Pure Sports, que, inclusive, entraram em defesa do atleta. Na contramão, Kellog já decidiu deixar o atleta e a Subway ainda não sabe o que fazer. A levar em conta o episódio Ronaldo, acho que as marcas que optaram por esperar a maré baixar estão dando a tacada certa. Isto porque Phelps não é um simples atleta, um simples nadador. Não!

Phelps é ícone. Phelps é, aos 23 anos, história das Olimpíadas e da natação. Michael Phelps está na lista de atletas que superaram os limites das suas modalidade, se tornando maior que elas praticamente. Michael Jordan, Tiger Woods e Pelé são alguns dos nomes que conquistaram tal feito.

E por terem atingido a condição de heróis, alguns tendem a acreditar que eles não estão sujeitos a 'erros'. O fato é que, como todos nós, eles erram, sim. Mas, segundo matéria da AdAge, os torcedores costumam ter memória curta para polêmicas 'extra-esporte' quando os atletas estão tendo boas performances. Além de Jordan (problemas de jogatina) e Pelé (problemas com paternidade), Kobe Bryant, por exemplo, foi acusado de estupro há alguns anos atrás e muitos na época colocaram um ponto final em sua carreira. Hoje Kobe é um dos jogadores que mais vende camisetas na liga norte americana e é considerado o melhor jogador do basquete atual.

Mas confesso que acho no mínimo curioso ver a mídia de uma forma geral 'bater' tão forte num cara que ela apoiou e fez tanta questão de vender durante as Olimpíadas. Juízo de valor ou 'audiência' a qualquer custo? Esperar pra ver se ele resolver abocanhar algumas medalhas de ouro nas piscinas de Londres...

Espero, de verdade, ver Michael Phelps triunfando em 2012 (de novo) e mostrando porque ele se tornou este ídolo mundial da natação. E, claro, ver que aqueles que permanecerem ao seu lado colherem os louros também.

_
* Há rumores de que a Kellogs teria se aproveitado da situação para romper um contrato que venceria em Fevereiro deste ano.

Nenhum comentário: