25 de fevereiro de 2009

Talvez uma oportunidade

Neste feriado de Carnaval, ouvi muito sobre propostas para serem implementadas no futebol europeu e possivelmente no mundo. Desde cartão laranja (expulsão temporária para os clubes durante os jogos) até o tempo do intervalo. E foi justamente esse último ponto que me chamou atenção, essa mudança de 15 para 20 minutos entre os dois tempos.

Ouvi muitas opiniões, de árbitros, jogadores, ex-jogadores, comentaristas e conversei com amigos que vivem o mundo do futebol há bastante tempo, e separei dois pontos da discussão:

  1. A mudança é boa. Destes 15 minutos, os jogadores perdem em média 10 minutos para chegarem e saírem dos vestiários (entrevistas e locomoção) e com tempo para trocarem roupas e irem ao banheiro, sobrando apenas 5 minutos para os treinadores poderem arrumar suas equipes. Sendo assim, essa mudança seria valiosa para os técnicos.
  2. A mudança é ruim. Os torcedores que estão nos estádios, já sofrem com 15 minutos entre os tempos, pois na maioria dos locais não há nada para entreter o público, apenas som ambiente e ”brincadeiras” com uma minoria dos torcedores. Com 20 minutos de intervalo, os torcedores presentes teriam que esperar ainda mais para o jogo recomeçar. Imaginem em um dia de chuva...

Penso que a mudança pode ser muito positiva. Claro, que antes de qualquer coisa, a televisão teria que bater o martelo, mas muitas coisas poderiam mudar. Para os torcedores não ficarem ociosos durante o intervalo, as empresas que patrocinam (os clubes e a competição) e os clubes, poderiam criar uma série de “mini-eventos” para entreter a platéia. Ações de experience com a marca, mini-shows etc. São inúmeras as maneiras de utilizar 20 minutos de forma valiosa para a platéia e para as marcas.

Por outro lado, a televisão teria que mudar a programação, mas teria mais espaço publicitário à venda durante os jogos, o que acarreta mais verba.

Enfim, é um assunto para a discussão, mas penso que mesmo se não mudar o tempo, poderíamos ter uma série de ações para distrair os torcedores. E vocês, o que acham?

Nenhum comentário: