Para jogadores, técnicos, torcedores, patrocinadores e fanáticos por futebol, os clássicos realmente são jogos diferenciados. Muitos comentam que os grandes craques se mostram nos clássicos, e que estes jogos são divisores d’água para a carreira dos profissionais, além de, claro, ficarem eternizados na história...
Infelizmente, alguns clássicos não lotam porque os torcedores têm medo da violência nos estádios, mas geralmente são oportunidades para os clubes faturarem com a bilheteria. Mais do que isso, existem muitas possibilidades para os clubes e empresas ligadas ao futebol se capitalizarem.
Cabe aos times e às marcas entender como participar desse momento tão importante. Há marcas que abrem exceções que seriam impensáveis para muitos, como trocar a cor da sua logomarca e de suas embalagens para agradar ambos os lados. E pra mostrar que não estamos falando de qualquer marca, temos o exemplo da Coca-Cola, que mudou as cores de algumas de suas embalagens na Argentina por causa dos torcedores do Boca Juniors - sim, os produtos ganharam as cores azul e amarelo do clube argentino. E não é preciso ir muito longe, não. Aqui mesmo no Brasil, o Banrisul já patrocinou Internacional e Grêmio em momentos distintos por motivos óbvios.
Palmeiras e Corinthians fazem um dos clássicos mais importantes no mundo (confira matéria do Estado). O derby já foi até tema para a releitura de Romeu e Julieta. Pensando nisso, as diretorias dos dois clubes resolveram se unir para criarem uma marca para o derby e uma série de ações que irão rodear estes jogos.
A partir deste domingo, as partidas serão como finais de campeonato e valerão um troféu, que terá o nome de Brandão. A homenagem é para um recordista nos dois clubes, Oswaldo Brandão, que fez história nos anos 50, 60 e 70. O clube que ganhar 3 jogos seguidos, ou 5 primeiro, leva o troféu em definitivo.
2 comentários:
É uma iniciativa louvável. Só que eu não fui à coletiva porque estava de folga e não vi em nenhum lugar: será que eles vão vender os artigos com a marca do Derby? Eu compraria ;)
Vanessa, pelo que eu ouvi há um interesse em vender os produtos, mas não será desta vez por dois motivos:
1. tempo de produção
2. vão esperar para ver a repercussão das ações.
Neste caso, os produtos seriam vendidos para o confronto do campeonato Brasileiro.
Vamos esperar!
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