17 de julho de 2009

Topper & Estudiantes

O Estudiantes, ao contrário do que muitos esperavam, conquistou a Copa Libertadores 2009. A mídia argentina, os torcedores e o próprio clube sabiam que o Estudiantes teria um grande desafio ao enfrentar a forte equipe do Cruzeiro apoiada por sua grande torcida no Mineirão.

Sabendo disso, a Topper, patrocinadora da equipe, criou o www.haceloporestudiantes.com para que os torcedores pudessem dar seu apoio ao clube. A ideia era que os argentinos pudessem deixar promessas que cumpririam caso o Estudiantes se consagrasse campeão. Poucas horas após o lançamento, o site já tinha recebeido mais de 3.000 promessas - e o site avisava para tomar cuidado com o tipo de promessa que seria feito, pois depois das comemorações eles iriam atrás do cumprimento das mesmas.

Dito e feito. Após a vitória, o site, que já tinha mais de 9.000 promesas registradas, homenageava o Estudiantes e pedia que os torcedores subisse uma foto ou um vídeo com a
promessa sendo cumprida.


Como o Bruno comentou no post abaixo, o Cruzeiro, a Reebok e a Penalty (patrocinadora do Kléber) estavam prontas para a comemoração - como deve ser -, apesar de muitos torcedores acharem que isso pode dar azar. O fato é que ambos os times devem estar preparados para o melhor.

Concordo que a ação da Topper poderia ser um pouco maior, mas talvez a marca tenha optado por ser mais cautelosa já que muitas previsões favoreciam o Cruzeiro. E independentemente do número de participantes, que também poderia ter sido maior apesar do tempo do ação, a Topper deveria procurar se aproveitar ainda mais desse momento - inclusive a internet propicia essa flexibilidade. Primeiro porque um título da Libertadores deve ser muito comemorado, e segundo porque a marca tem concorrentes de peso nesse segmento e precisa aparecer.

Mesmo assim, acho que a ação foi muito válida e só reafirma o valor que a internet tem na construção da marca de um clube. Ou seja, cada vez mais a internet vai deixando de ser apenas um canal informativo para os times de futebol, para se tornar uma verdadeira plataforma de comunicação. O Corinthians e a Nike recentemente publicaram no YouTube o motivacional de seis minutos apresentado aos jogadores antes da final da Copa do Brasil e o Palmeiras e a Adidas criaram o Minha Segunda Pele, que teve grande repercussão.

Ponto para a Topper.

Nenhum comentário: