1 de julho de 2009

Mais Flamengo & Olympikus

O Flamengo fez hoje a apresentação dos novos uniformes do clube na Gávea, dando fim a uma novela que levou mais de ano para ter um ponto final. A Olympikus, que irá substituir a Nike, assinou um contrato de 6 anos com o Flamengo e irá investir R$ 21 milhões por temporada, entre material esportivo e dinheiro.

A apresentação contou com a presença de jogadores como Bruno e Adriano (futebol) e Marcelinho (basquete), o que mostra que o investimento da Olympikus irá além do time de futebol.


Também não podemos deixar de comentar a ironia no fato de que o Adriano estava lá representando a nova patrocinadora Olympikus com chuteiras da Nike, que foi pivô dessa confusão por mais de um ano.

Agora que está tudo oficializado, podemos retomar algumas questões que já havíamos levantado há pouco mais de um ano, quando escrevemos o post Estratégia Flamengo Olympikus.

Com este patrocínio, a Olympikus pretende abocanhar parte de um segmento que fatura milhões, entrar no futebol de forma definitiva e agregar visibilidade e valor para sua marca ao patrocinar um clube com a representatividade do Flamengo.

Além disso, parece que o patrocínio da equipe rubro-negra realmente faz parte de um projeto da Olympikus, não só em termos de “camisetas e calções”. Para aqueles que ainda se perguntam se a empresa iria entrar no mercado de chuteiras, a foto acima pode servir como um belo indicativo... Se vocês repararem bem, nas chuteiras brancas é possível observar o logo da Olympikus.

A empresa quer ganhar legitimidade no futebol ainda este ano, pois como 2010 é ano de Copa do Mundo, o mercado como um todo deve crescer e a Olympikus quer ir de carona.

Agora, tão importante quanto começar com um time do tamanho do Flamengo, é definição de preço dos produtos, distribuição e, claro, a criação de valor para a marca Olympikus e seus produtos no segmento futebol, uma vez que a marca não tem o imaginário e os valores que Nike e Adidas já construíram. É um trabalho que vai começar praticamente do zero, e por isso, mais uma vez, a importância de iniciar tudo isso com o Flamengo – nesse momento vai ser fundamental.

Junto com o lançamento dos uniformes e com novo site da marca (falamos aqui), a Olympikus colocou no ar o "Torcida Fla" (http://www.torcidafla.com.br/), uma plataforma de relacionamento com os torcedores. O site deve seguir os mesmos critérios do Torcida RBK (http://www.torcidarbk.com.br/), da Reebok para as torcidas dos três clubes que patrocinia (Cruzeiro, São Paulo e Inter) que é uma fonte riquissima de materias sobre os bastidores, dia-a-dia, jogos etc.

A parceria ainda terá uma loja do Flamengo no Rio de Janeiro, mas o uniforme já pode ser comprado pela internet (parceria com a Netshoes).

O casamento começou e aqui ficam nossos votos.

Que seja eterno enquanto dure.

Foto Via Globo.com

Postado por Bruno e Dida

Nenhum comentário: