A Red Bull comprou recentemente mais um time de futebol. A marca, que já tem um time na Áustria, nos EUA, Gana e Brasil, adquiriu um time da quinta divisão alemã. O nome do time, RasenballSports Leipzig, como já é de costume, é inspirado nas iniciais da Red Bull.
Como todo projeto da Red Bull, as metas são ambiciosas. O time tem a intenção de chegar à Bundesliga e, para isso, já deve contratar 8 novos jogadores e membros para a comissão técnica.
Fico me perguntando até onde vai este projeto da Red Bull. Por tantas vezes comentamos aqui no Radar sobre os planos de internacionalização dos principais clubes da Europa e agora vemos a Red Bull comprando times de divisões inferiores espalhados pelo mundo com o intuito de levá-los aos principais campeonatos do mundo. Seria a intenção de fortalecer ainda mais a sua marca ou há de fato um plano para que os times estejam entre os melhores? Se considerarmos tudo o que a Red Bull vem fazendo até agora na Fórmula 1, é melhor os clubes começarem a se preocupar...
É claro que Fórmula 1 e futebol possuem estruturas muito diferentes, mas a comparação é válida, principalmente quando falamos das ambições da empresa com o esporte.
Tours internacionais, campanhas e ações de marketing com seus principais jogadores mundo afora... Será que uma outra alternativa para os clubes seria fazer como a Red Bull? Comprar alguns times pelo mundo com o intuito de capilarizar a sua marca e com isso "garantir" mais torcedores?
O que vocês acham? Seria possível conquistar mais torcedores espalhando um time pelo mundo ou isso é apenas uma estratégia da Red Bull e que não teria fundamento para clubes tradicionais?
22 de julho de 2009
Red Bull compra mais um time de futebol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário