8 de julho de 2009

A união faz a força | O G4 de São Paulo

Na noite de ontem, mais uma vez os dirigentes dos quatro grandes clubes de São Paulo se reuniram para falar de marketing. O encontro foi no Parque São Jorge e a iniciativa foi do presidente do Palmeiras, Luis Gonzaga Belluzzo.

Palmeiras, Corinthians, São Paulo F. C. e Santos visam a valorização do futebol paulista e dos quatro clubes, e para isso irão se aproximação e fazer ações em conjunto.

Este tipo de relacionamento é importantíssimo, mas fico me questionando se é o suficiente. Antes de ações em conjunto, os clubes devem arrumar a casa e se estruturar como empresas para poderem fazer marketing e valorizarem as marcas. A partir daí toda iniciativa como esta é bem vinda para todos os envolvidos.

O interessante disso tudo é perceber que os clubes estão entendendo que são adversários, mas não são concorrentes. Que juntos são mais fortes e sozinhos não sobrevivem.

Sobre os clubes de São Paulo, qual é sua opinião? Qual é o maior clássico, a maior rivalidade dentro de campo?! Opinem!

2 comentários:

Marcello De Vico disse...

Espero que os clubes não fiquem "tão amigos" a ponto de diminuir a rivalidade que existe. E sem dúvida o maior clássico é Palmeiras e Corinthians, não tem o que discutir.

Marquinhos disse...

O maior clássico sem dúvida é Palmeiras x Corinthians.

Sobre a aproximação e o medo do Marcello, o maior produto que eles tem é a rivalidade. Tem que saber trabalhar junto fora de campo, mas sem perder a personalidade de cada um que alimenta a rivalidade.