O Arsenal acaba de contratar o marketeiro Tom Fox para liderar o processo de globalização da marca Arsenal. Fox tem experiência na área e já trabalhou para a NBA, Nike e Gatorade.
Enquanto alguns dos principais clubes ingleses como o Manchester United, o Chelsea e o Liverpool estão trabalhando suas marcas de forma agressiva fora da Inglaterra, o Arsenal ainda tem muitas oportunidades a explorar neste sentido, já que, segundo estimativas, o clube tem uma base global de fãs em torno de 27 milhões, a terceira maior no mundo.
Apesar de ter deixado um pouco de lado os tradicionais tours pelo mundo, o fato é que o Arsenal hoje tem as bases muito seguras para iniciar um projeto mais audacioso mundo afora. É o terceiro time mais valioso do mundo ($1.2 bilhão), segundo relatório da Forbes, tem média de público superior a 60.000 em todos os jogos da temporada 2008-09, jogadores de ponta e uma situação financeira saudável.
Vamos acompanhar o trabalho do Arsenal e esperar que eles venham com algumas iniciativas inovadoras neste projeto.
Mas, e por aqui? Será que no futuro veremos alguns dos principais times brasileiros em condições de buscar a globalização de suas marcas? Corinthians e Flamengo estão com planos de amistosos fora do país, mas ainda não é possível dizer se isto faz parte de um projeto efetivamente.
O que vocês acham? Quais times teriam condições de buscar sua internacionalização num futuro próximo?
13 de julho de 2009
Arsenal e a construção de uma marca global.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário