2 de julho de 2009

Corinthians Campeão da Copa do Brasil | Um projeto vencedor

Terceiro título em setes meses e o grupo comandando por Mano Menezes é considerado "fenomenal". De fato, todos podem admitir que o Corinthians está praticamente imbatível.

Pois bem, vocês leitores já devem ter visto muitas notícias sobre o título e nós não vamos entrar no mérito do merecimento ou questões técnicas da conquista, mas sim de um projeto administrativo e de marketing.

Tudo começou com a queda para segunda divisão e como muitos imaginavam aquele fato foi positivo. A partir daí, o clube que já tem a segunda maior torcida do país pode estreitar este relacionamento e provocar ainda mais fé e paixão nestes torcedores. Depois veio a mudança na diretoria, contratação de Mano Menezes e subir para a elite do futebol foi questão de tempo.

Mano teve um papel fundamental. Foi o comandante e o responsável por deixar a casa em ordem, literalmente, mesmo com um time que muitos acreditavam precisar de reforços significativos para atuar na primeira divisão, o que não aconteceu; a base do time é a mesma do ano passado. No final da temporada, a contratação do fenômeno Ronaldo (A JOGADA DE MESTRE), mesmo com tantas especulações sobre sua volta para o futebol. Iluminado como é, o atacante já tem dois títulos dentre dois disputados.

A conquista do campeonato paulista já era anunciada desde o princípio, agora foi a Copa do Brasil e Mano disse ontem que é obrigação do time brigar pelo Brasileiro, o que daria ao Corinthians os títulos dos três campeonatos disputados esse ano. Se continuar assim, não há dúvidas de que o Corinthians é o clube a ser batido este ano.

Muitos achavam que o marketing falava mais alto e que o clube seria notícia apenas por ter Ronaldo no elenco, mas hoje vemos um time que tem até mais brilho dentro de campo do que fora dele. Coincidência? Acho que não...marketing e administrativo estão caminhando lado a lado. Apesar de muito criticado por algumas decisões, o fato é que o Corinthians está buscando reinventar a administração e o marketing do futebol brasileiro.

Quando falamos de projetos no futebol, devemos ter em mente estes dois lados: o time (principal fator) e a estrutura que tem por trás de uma grande equipe. Assim como uma empresa que depende de um bom produto, de uma boa estrutura comercial, logística e de comunicação.

Pois bem, o fenômeno Ronaldo voltou. O futebol agradece e os corintianos comemoram.

Parabéns, Corinthians.

Postado por Bruno e Dida

Nenhum comentário: