30 de julho de 2009

Mais Nike e Adidas | Agora as duas contra os EUA

As duas maiores marcas esportivas continuam em destaque na mídia, porém a disputa agora conta com as duas do mesmo lado contra os EUA.

As duas marcas em conjunto com as confecções Gap e Knight enviaram uma carta ao Departamento de Estado Americano pedindo uma solução pacifica para as questões políticas em Honduras.

A carta enviada à secretária de Estado, Hillary Clinton, e com cópia para secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza diz o seguinte: “Entendemos que existem graves divergências entre o presidente eleito (o deposto Manuel Zelaya), o Congresso e a Suprema Corte, mas essas diferenças deveriam ser resolvidas através de um diálogo pacífico e democrático, em vez de ações militares"

O motivo da preocupação das empresas é uma possível interrupção na produção que acontece muito forte no país, o que acarretaria em uma crise na distribuição mundial dos produtos. Sendo assim, buscaram ganhar mais força no comunicado, como divulgou a assessoria de imprensa da Nike: "Apresentamos esta carta junto com as outras marcas porque sentimos que podemos enviar uma mensagem mais forte a partir da união das empresas em apoio a assuntos como este".

O curioso disso tudo é notar as grandes rivais de mãos dadas em um assunto tão delicado como este. Como times rivais, neste caso a disputa ficou apenas dentro de campo e fora dele a convivência foi mais do que pacifica.

Fico me questionando se esta união não poderia ser vista em outros assuntos. O desenvolvimento do mercado esportivo seria positivo para as duas, que teriam um mercado maior para disputarem e conseqüentemente o share seria mais valioso.

Tantos países pobres que poderiam se desenvolver através do esporte, agregando saudabilidade para a população, que acho que essas gigantes poderiam ajudar a desenvolver.

Mas enquanto isso não acontece, vale observar o jogo de interesses que une e afasta empresas tão grandes...
Fonte: BBC

Nenhum comentário: