3 de julho de 2009

Corinthians, São Paulo e os torcedores mirins.

A Habbo, a maior comunidade virtual para adolescentes do mundo, realizou uma pesquisa com vinte mil jovens entre 13 e 18 anos para descobrir o time favorito dos adolescentes.

O São Paulo conquistou o primeiro lugar, desbancando o Flamengo, ao subir uma posição em relação ao ano passado. Para quem não sabe, o São Paulo tem uma estratégia de focar esforços no público jovem.

Os outros três times do top 5 mantiveram as posições. Confiram o ranking abaixo:

1 - São Paulo
2 - Flamengo
3 - Corinthians
4 - Palmeiras
5 - Vasco

Eu havia lido a notícia há algum tempo, mas com a recente conquista da Copa do Brasil pelo Corinthians, resolvi situar um pouco mais essas informações.

Eu e o Bruno já comentamos algumas vezes aqui no Radar Esporte sobre a importância do trabalho com as crianças e que elas são a possibilidade dos times aumentarem sua "participação de mercado", já que uma vez definido o time do coração, não tem mais volta - salvo raras exceções.

Olhando para o ranking, vemos que esta troca de posição entre São Paulo e Flamengo acompanha o desempenho de ambas as equipes nos últimos anos. Enquanto o São Paulo se tornou um dos times mais competitivos do Brasil, conquistando diversos campeonatos, não é possível dizer o mesmo do Flamengo. E quando estamos falando do universo das crianças, isso é ainda mais relevante: todas elas querem torcer para o melhor time, o que tem os melhores jogadores e por aí vai...

Sendo assim, não tenho dúvidas de que 2009 está sendo fundamental para o Corinthians conquistar e fidelizar milhares de torcedores mirins que estão apenas começando no futebol, dificultando um pouco o plano do São Paulo de ter a maior torcida entre os clubes de futebol no Brasil.

Nenhum comentário: