Já não é novidade o fato da Olympikus ser a nova patrocinadora do Flamengo, clube com a maior torcida do país. A marca, que é a maior no segmento esportivo do Brasil, fechou com o clube carioca um acordo de R$ 21 milhões por temporada por um período de cinco anos e meio, desbancando a Adidas, sua rival alemã.
A Olympikus patrocina atletas de diferentes modalidades como Giba (vôlei), Bárbara Leôncio (atletismo), João Derly (judô), além do técnico da seleção brasileira de vôlei, o Bernardinho. No entanto, apesar de ser patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), fornecendo material esportivo para toda a delegação brasileira, o know-how da marca está no tênis, vôlei e atletismo, o que nos leva direto para o novo acordo com o clube rubro-negro.
Quais seriam os objetivos estratégicos da marca ao entrar em um segmento esportivo tão competitivo como é o futebol? Sabemos que este é um tipo de informação muito sigilosa, mas temos algumas possibilidades:
1- Abocanhar uma parte, mesmo que em teoria muito pequena, das altas cifras que circulam neste mercado com a venda de produtos como uniformes e que seriam, sem dúvida, muito representativas para o faturamento da marca;
2- Dar início a sua estratégia de entrada no futebol de forma definitiva. Para isso, nada melhor que começar patrocinando um dos maiores clubes do país. Talvez a Olympikus esteja preparando o terreno nestes 5 anos de contrato para o eventual lançamento de um produto mais específico como uma chuteira. Primeiro a empresa se estabelece no futebol para depois conseguir sustentar um lançamento;
3- Agregar em visibilidade e valor para sua marca. Apesar de estar fortemente ligada com o vôlei brasileiro, a empresa não se utiliza do esporte mais popular do país para se comunicar com seu público como fazem Adidas e Nike, rivais em outras categorias de produto. O que também seria uma estratégia de combate às duas marcas, já que a Olympikus escolheu um clube de peso para patrocinar.
Enfim, estes são alguns dos possíveis objetivos da Olympikus ao fechar este acordo com o Flamengo.
O fato é que a marca pode estar iniciando um case interessante tendo como plataforma o futebol brasileiro. Não será fácil. A marca não possui tradição neste esporte, ela ainda não patrocina nenhuma grande estrela e ainda entra num mercado onde Adidas e Nike investem muito pesado, tanto em desenvolvimento de produto, como em patrocínio de eventos, atletas e campanhas publicitárias.
Vale a pena ficar de olho no médio/longo prazo para ver como a Olympikus irá evoluir dentro deste cenário.
11 de junho de 2008
Estratégia Flamengo | Olympikus
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