5 de junho de 2008

Sem surpresas em Pequim?

Pequim prometeu aumentar os esforços para prevenir que marcas não associadas às Olimpíadas deste ano prejudiquem de alguma forma a participação de algum dos mais de 60 patrocinadores oficiais da competição.

Para tentar evitar qualquer tipo de surpresa, o Comitê Organizador das Olimpíadas de Pequim disse que irá barrar grupos de espectadores utilizando uniformes ou qualquer tipo de roupa que contenha alguma mensagem alusiva a marcas ‘não-oficiais’ – além de movimentações suspeitas - nos locais próximos às competições. Para se ter uma idéia, o público não poderá transitar com bebidas nestes espaços, apesar de que produtos da patrocinadora Coca-Cola estarão à venda, óbvio.

Também haverá um controle da utilização de outdoors priorizando a utilização destes pelos patrocinadores oficiais e, além disso, atletas e técnicos não poderão estar envolvidos em qualquer tipo de ação de marketing sem aprovação prévia do comitê organizador.

É natural que o Comitê seja cobrado neste sentido, já que grande parte da receita dos Jogos vem dos patrocinadores oficiais. No entanto, é muito difícil bloquear alguns tipos de ação. A própria Nike, que não é a patrocinadora oficial do evento – a Adidas é -, vem executando algumas ações de grande visibilidade em Pequim como já pudemos ver aqui.

Via WSJ.

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