Por Bruno e Dida
Alguns amigos vieram nos pedir para comentar um pouco mais sobre a Li-Ning, uma empresa chinesa de materiais esportivos que vem chamando a atenção do mercado e de suas concorrentes com o rápido crescimento que vem obtendo no mercado chinês.
A Li-Ning tem como meta ser líder mundial na fabricação de materiais esportivos, o que é um tanto quanto ambicioso. Por isso, eu e o Bruno começamos a discutir o assunto e ver algumas ações que a empresa está tomando para conquistar tal objetivo.
Apesar de ser de fato uma meta ambiciosa, estamos falando de uma marca que é líder na China, um país com a maior população do planeta e que deve se tornar em 2010 o maior mercado do mundo para materiais esportivos. Uma empresa que nasce nesse país já tem alguns pontos a seu favor. No entanto, só isso não seria o suficiente para que a Li-Ning assumisse a liderança tão 'naturalmente, ainda mais enfrentando concorrentes como Nike e Adidas. Por isso, A Li-Ning está adotando uma estratégia que permita consolidar sua expansão no mercado chinês ao mesmo tempo em que começar a introduzir a marca em outros países da Europa e nos EUA.
A primeira diferença com relação a Adidas e Nike, que focam no segmento mais premium, é que a Li-Ning se direcionou a uma faixa mais intermediária, da qual hoje é lider indiscutível na China. O foco principal da empresa são estudantes de colégios e univerdades, que costumam ter um limite de verba maior e são mais sensíveis ao fator preço - a faixa de preço da Li-Ning é entre 30% a 40% menor que a de Adidas e Nike. Se considerarmos a ascensão das classes médias em todo o mundo, podemos dizer que foi uma tacada e tanto, tanto que suas rivais já estão redirecionando parte de seus esforços.
Se a marca quer fazer frente no território do basquete, ela precisa de atletas que dêem mais visibilidade. A Adidas, que é a patrocinadora oficial da NBA e de atletas como Keving Garnett, Gilbert Arenas e Tim Duncan, ainda não conseguiu desbancar a Nike na venda de tênis acima de $100; ou seja, não vai ser fácil. Além disso, a Nike leva Kobe Bryant e Lebron James em tours pela Ásia e Europa e a NBA também realiza jogos da pré-temporada nestes dois continentes. De novo, mais Adidas e Nike pra Li-Ning enfrentar, e agora na sua própria 'casa'.
Uma oportunidade seria investir em uma própria equipe para disputar algumas competições em modalidades consideradas estratégicas para a empresa. Desta forma, mais do que mostrar os produtos nos atletas, a empresa poderia exibir o resultado desta soma. Arriscado, mas talvez uma outra saída...
Dois aspectos que pesam negativamente para a marca chinesa são o slogan 'Anything is possible', que é muito parecido com o "Impossible is Nothing" da Adidas, e o seu logo, que teve inspiração no 'swoosh' da Nike. Talvez isso não faça a menor diferença dentro da China, mas uma marca que quer competir em escala global não pode ter esses elementos tão parecidos ao de um concorrente.
Uma oportunidade seria investir em uma própria equipe para disputar algumas competições em modalidades consideradas estratégicas para a empresa. Desta forma, mais do que mostrar os produtos nos atletas, a empresa poderia exibir o resultado desta soma. Arriscado, mas talvez uma outra saída...
Dois aspectos que pesam negativamente para a marca chinesa são o slogan 'Anything is possible', que é muito parecido com o "Impossible is Nothing" da Adidas, e o seu logo, que teve inspiração no 'swoosh' da Nike. Talvez isso não faça a menor diferença dentro da China, mas uma marca que quer competir em escala global não pode ter esses elementos tão parecidos ao de um concorrente.
Enfim, o conjunto de ações adotadas nos faz imaginar um futuro promissor para a marca. Um pouco distante de Adidas e Nike, é claro, mas acreditamos que irá figurar entre as marcas mais consumidas neste segmento no mundo. O preconceito em cima de produtos fabricados na China vem sendo quebrado e a verba para investir em publicidade parece não ser problema. Também devemos ver no futuro uma possível entrada da Li-Ning em mercados de maior faturamento como o futebol, aquisições de outras empresas - como Nike e Adidas já fizeram - entre outras ações.
O grande ponto é que a Li-Ning está caminhando para se tornar uma grande força em volume de vendas; mas e a sua força como marca, algo que não se ganha da noite para o dia e são os grandes trunfos de Nike e Adidas, será que ela conseguirá construir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário