24 de junho de 2008

Briga boa!

A Li-Ning, da qual falamos recentemente aqui no Radar Esporte, vem sendo motivo de polêmica mais uma vez. A marca chinesa está preparando algumas manobras para chamar a atenção das câmeras durante as Olimpíadas, cuja abertura, no dia 8 de Agosto, deve atingir, pela primeira vez na história, a marca de 1 bilhão de espectadores acompanhando uma transmissão ao vivo.

Apesar de não ser a patrocinadora oficial, a Li-Ning irá estampar seu logo nos uniformes dos jornalistas da China Central Television (CCTV) que estiverem cobrindo o evento, e parece ter um certo facilitamento por parte do governo chinês para aumentar a exposição da marca.

A Nike, que também não é patrocinadora oficial do evento, está conseguindo uma certa publicidade graças ao patrocínio da Federação Chinesa e de grandes atletas como o corredor Liu Xiang - veja aqui e aqui.

Na contramão, a Adidas, que fechou um patrocínio de mais de $100 milhões aparece quase na mesma posição que a Nike no ranking das marcas que os chineses mais associam às Olimpíadas - abaixo.

Marcas mais associadas às Olimpíadas pelos chineses
*As empresas em negrito são patrocinadoras oficiais do evento

1 - Coca-Cola
2 - Yili
3 - Mengniu
4 - Lenovo
5 - China Mobile
6 - Li-Ning
7 - Pepsi
8 - Adidas
9 - Nike
10 - McDonalds

De novo surge a questão: até que ponto vale a pena patrocinar um evento como as Olimpíadas, onde todos querem aparecer? Não há dúvidas de que há um bom retorno, mesmo com os altos investimentos; mas não é o patrocínio, as regras de utilização do nome Olimpíadas (Jogos Olímpicos etc) e outras "regrinhas" que irão blindar as ações de outras marcas. Neste tipo de situação, onde vale muito simplesmente aparecer, é preciso ficar atento aos movimentos da concorrência.

Se não for desenvolvido um cojunto de ações que seja capaz de gerar awareness para a marca ao mesmo tempo em que minimiza a projeção de marcas não-patrocinadoras, a relação investimento x retorno fica muito alto. E, neste caso, será que não seria melhor abrir mão do patrocínio oficial e se apropriar do "marketing de emboscada" para dividir as atenções - assim como fazem Nike, Li-Ning?

Nenhum comentário: