12 de junho de 2008

Oportunidade ou oportunismo?

Como sempre comentamos aqui no Radar Esporte, os patrocinadores são muito importantes para os clubes. A verba que os mesmos investem para estampar suas marcas nos uniformes é de tamanha valia que muitas vezes algumas equipes se tornam refém destes contratos.

Na final de ontem da Copa do Brasil tivemos um caso interessante. Como já havíamos informado, o Sport estreou dois novos patrocinadores (Lupo e Totvs), que além de terem belíssima exposição (transmissão da Globo para todo país) estarão para sempre marcados na história do clube.

O que eu fico me perguntando é se o clube, no caso Sport, deveria ter aceitado a parceria antes dos dois jogos decisivos. Os patrocinadores de final são importantes pela verba que pagam, mas por outro lado são empresas que só apostam no clube depois de praticamente todo serviço feito. Entraram apenas para sair no pôster.

A oportunidade de exibição nas finais é tão grande, que na final da Copa João Havelange em 2000, o Vasco estampou o logo do SBT (sem autorização) para protestar contra a Rede Globo, único canal de TV aberta que transmitiu a decisão.

Mas então, o que vale mais? O dinheiro que entra ou privilegiar parceiros que apostaram em um projeto antes de saber os resultados?

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