Depois do sucesso do maiô LZR Racer da Speedo, a Nike anunciou que irá permitir que sete de seus nadadores o utilizem nas qualificatórias de Omaha nos EUA ao invés do Swift.
Segundo a própria Nike, a decisão foi tomada para que alguns nadadores possam competir com outros produtos, satisfazendo sua curiosidade sem que tenham maiores distrações durante a competição.
Desde fevereiro, quando o LZR Racer foi lançado, os nadadores que utilizam o super-maiô quebraram 38 recordes fazendo que nadadores de outras marcas mostrassem interesse no maiô desenvolvido pela Speedo. No entanto, há uma grande polêmica em torno do LZR Racer e muitos questionam que não há provas evidentes de que ele realmente torne os nadadores mais rápidos.
Na verdade, como muito tem se discutido, seus feitos poderiam ser frutos de uma grande estratégia de marketing da Speedo, e que parece estar dando certo - a empresa vem ganhando market share nos últimos meses.A Speedo afirma que o produto foi desenvolvido junto com a NASA e que seu tecido (sem costuras) evita o encharcamento, diminui o arrasto e se adapta melhor ao corpo do nadador.
São dois pontos que me chamam a atenção neste caso.
1- A capacidade da Speedo de tornar a imagem de seu produto tão forte perante os nadadores. Independentemente do produto ser ou não um grande fator de diferenciação, não podemos esquecer que os métodos de treinamento estão cada vez mais avançados, mas, mesmo assim, só se fala no tal LZR Racer desde seu lançamento. A polêmica foi tanta que alguns consideraram o maiô uma espécie de 'doping tecnológico'.
2- O produto é percebido de forma tão positiva que até a Nike cedeu e liberou seu uso por parte de alguns de seus atletas.
Algo inimaginável se falarmos do mundo do futebol, não? Já imaginaram o Kaká trocando sua chuteira Adidas por outra considerada melhor? Difícil...
15 de junho de 2008
Nike vs Speedo.
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